Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Vídeo de erro na aplicação vacina em Sorocaba viraliza

A prefeitura informou que vai abrir um processo de apuração para verificar qual foi o motivo do erro na aplicação

16 de Junho de 2021 às 13:02
Da Redação [email protected]
A PSICÓLOGA SE VACINOU COM A PRIMEIRA DOSE DURANTE AÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE
A PSICÓLOGA SE VACINOU COM A PRIMEIRA DOSE DURANTE AÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE (Crédito: Reprodução/redes sociais)

Atualizada dia 17 de junho às 15h23

Um erro na vacinação contra a Covid-19 ganhou repercussão na internet, nos últimos dias. A psicóloga sorocabana Laura da Silva Santos Alves "recebeu" a vacina na última segunda-feira (14) em um Shopping. Porém, ao analisar o vídeo da aplicação, ela percebeu que a enfermeira não aplicou devidamente o imunizante, já que o líquido continuou na seringa após a injeção da dose. O vídeo teve mais de 18 mil visualizações.

 

Nas redes sociais, Laura alertou as pessoas, pedindo para que fiquem atentos durante todo o processo de aplicação. "Pessoal, aconteceu comigo ontem ao tomar a vacina. Só vi porque minha mãe estava gravando e tinha o vídeo. Fiquem atentos. Não deixem os pais, avós irem sozinhos, até mesmo vocês. Compartilho para alertar", escreveu em uma postagem no Instagram.

Em resposta aos comentários de pessoas indignadas, ela ainda esclareceu que voltou ao posto de vacinação e mostrou o vídeo às enfermeiras. As profissionais de saúde confirmaram o não recebimento da vacina e fizeram a aplicação correta. Ela ainda informou que a enfermeira que aparece no vídeo já havia ido embora, por causa da troca de plantão.

Em nota, a Prefeitura Municipal falou sobre o caso e alegou ter ocorrido um erro no momento da aplicação. "No momento do vídeo, houve uma falha na aplicação pela estagiária de uma escola técnica de enfermagem e, posteriormente, a ação foi corrigida”.

Em conversa com a Laura, ela se mostrou decepcionada com a situação. A psicóloga mostrou à reportagem uma nota de esclarecimento que teria sido publicada nas redes sociais do Instituto Politécnico de Enfermagem Irmã Dulce, a possível escola técnica onde a estagiária estudaria. A publicação, entretanto, teria sido excluída antes do acesso ao material.

A nota alega ter sido um erro de uma estagiária - Reprodução
A nota alega ter sido um erro de uma estagiária (crédito: Reprodução)

Ainda assim, em uma captura de tela feita por Laura, a nota esclarece que uma das alunas do curso de auxiliar de enfermagem, "em fase prática de estágio supervisionado, cometeu um erro durante a aplicação da vacina" sob responsabilidade da enfermeira Laidi Cornelius, que teria feito as orientações.

O instituto ainda alega que Laura foi "procurada de maneira imediata", informação contestada pela psicóloga. "Eu voltei quando vi o vídeo que minha mãe gravou. Ninguém entrou em contato comigo pedindo que eu voltasse", afirmou.

O esclarecimento da escola de enfermagem continuou. "A munícipe que estava sendo atendida no momento e filmando tal atendimento não compreendeu o ocorrido. Dessa forma, utilizando de suas redes sociais, divulgou e acusou ambas (aluna e a docente enfermeira) de estarem 'desviando' as vacinas, o que é uma oportunidade inverdade, bem como calúnia e difamação", alegou a escola Irmã Dulce.

Laura discordou da posição da escola. Segundo ela, ao publicar nas redes sociais, sua intenção não foi fazer acusações, mas apenas alertar amigos e parentes.

A Secretaria da Saúde de Sorocaba ainda informou que vai investigar o caso. “A Ses já notificou a escola técnica responsável para apurar o ocorrido, assim como a Prefeitura, a pedido do prefeito Rodrigo Manga, vai abrir um processo de apuração para verificar qual foi o motivo do erro na aplicação”, concluiu.