Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Presidente da 28 de Setembro, Maurina de Carvalho morre aos 63 anos

Ela faleceu seis dias após o marido, conhecido como Santão, que era presidente de honra da escola

19 de Maio de 2021 às 08:56
Vinicius Camargo [email protected]
Maurina morreu uma semana após o marido, conhecido como Santão
Maurina morreu uma semana após o marido, conhecido como Santão (Crédito: Manuel Garcia (04/02/2019))

Atualizada às 16h09

A presidente da escola de samba 28 de Setembro, Maurina Feitosa de Carvalho, morreu na noite de terça-feira (18), aos 63 anos, em Sorocaba. Segundo publicações de familiares nas redes sociais, ela morreu em decorrência da Covid-19. Maurina faleceu seis dias após o marido, José Carlos dos Santos, conhecido como Santão, que era presidente de honra da escola, morto em 13 de maio, aos 69 anos, também vítima do coronavírus.

A 28 de setembro confirmou a morte de Maurina e publicou uma nota de pesar no Facebook. "Hoje, nossa presidente Marina nos deixou...'Silêncio, o sambista está dormindo. Ele foi, mas foi sorrindo. A notícia chegou quando anoiteceu. Escolas, eu peço silêncio de um minuto. Marina, vai [sic] em paz junto de seu amado e companheiro Santão', escreveu a escola, citando um trecho da música Silêncio no Bexiga, da cantora Beth Carvalho.

Fábio Isidoro de Arruda, de 55 anos, presidente da Sociedade Cultural e Beneficente 28 de Setembro, lamentou a morte da colega. De acordo com Arruda, O trabalho de Maurina e Santão fez a diferença na escola de samba. “Foi uma excelente interprete de samba-enredo. Ela fazia parte da ala dos compositores. O trabalho de Santão e Maurina foi importantíssimo para a escola de samba e também para o clube. Através deles, a ala down, formada por integrantes com síndrome de down, foi incluída. Ainda por eles, conseguimos o apoio dos diretores do Ipanema Clube Sorocaba”, relembra. 

Arruda afirma que o legado de amar o samba intensamente, deixado por Maurina, continuará vivo na cidade. “Ela sempre falava que nunca deixaria o samba morrer. Queremos seguir esse exemplo. Esperamos que os filhos de Maurina e Santão deem continuidade nessa linda trajetória. Nós, do Clube 28 de Setembro, vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para que esse legado nunca seja esquecido.”

O filho de Maurina, Ricardo Feitosa de Carvalho, de 39 anos, também homenageou a mãe, em uma postagem no Facebook. "Mãe, obrigado por você ter sido essa mãe maravilhosa. Te amo, minha 'véia' [sic]. A eternidade é nossa. Hoje, o céu está em festa. Fica cuidando do seu 'bebêzes' [sic] daí, que, agora, vou criar juízo, vou fazer 40 anos. Não vamos deixar o Samba morrer!!!", diz. 

Maurina era conselheira Sociedade Cultural e Beneficente (SBC) Clube 28 desde 2006. Era presidente da escola de samba de 2007. Desde 2008, também atuava como intérprete dos sambas enredo da 28 de setembro, nos carnavais sorocabanos. 

O corpo de Maurina foi sepultado nesta quarta-feira (19), às 11h, no cemitério Memorial Park, no bairro Júlio de Mesquita Filho. Não houve velório. Ela deixa apenas o filho Ricardo.