Sorocaba
Presidente de honra da 28 de Setembro, Santão morre aos 69 anos
José Carlos dos Santos estava internado após ser diagnosticado com Covid-19
Atualizada às 9h40
O presidente de honra da escola de samba 28 de Setembro, José Carlos dos Santos, conhecido como Santão, morreu na madrugada desta quinta-feira (13) em Sorocaba.
Santos estava internado há cerca de uma semana após receber diagnóstico de Covid-19. Na sexta-feira (7), chegou a ser transferido para um leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Santão é natural de Itapetininga e nasceu em 18 de abril de 1952. Em Sorocaba, trabalhou na segurança pública e foi diretor de área na prefeitura durante a primeira gestão do ex-prefeito Antonio Carlos Pannunzio. Se aposentou como funcionário público e se dedicou a valorização da comunidade negra na cidade.
Foi três vezes presidente da Sociedade Cultural Beneficente 28 de Setembro e, desde 2007, assumiu a escola de samba do Clube. Também foi responsável pela Liga das Escolas de Samba de Sorocaba (Lisobes). Atualmente era presidente de honra, por sempre estar ligado com a entidade.
"Santão lutou para que voltassem os carnavais na cidade e assumiu a escola de samba. E sempre foi um líder da comunidade negra em Sorocaba", destaca Fábio Isidoro de Arruda, atual presidente do Clube 28.
A 28 de Setembro publicou uma nota de pesar no Facebook. "Silêncio o sambista está dormindo. Ele foi mas foi sorrindo. A notícia chegou quando anoiteceu. Escolas eu peço silêncio de um minuto. Santão vai em paz", escreve.
O sepultamento será realizado no cemitério Memorial Park, às 13h30. Por conta do diagnóstico de Covid-19, não será realizado o velório.
Galeria
Confira a galeria de fotos