Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Após operação, Ambiental faz ações para evitar queimadas em Sorocaba

Polícia Militar Ambiental e Ministério Público de São Paulo divulgaram resultados da Operação Huracán

13 de Maio de 2021 às 10:05
Da Redação [email protected]
Polícia Militar Ambiental e Ministério Público fazem operação para prevenir queimadas
Polícia Militar Ambiental e Ministério Público fazem operação para prevenir queimadas (Crédito: Divulgação)

A força-tarefa para evitar focos de incêndios em vegetações fiscalizou um total de 948 hectares de cultivo de cana na região de Sorocaba, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (13). Chamada operação Huracán, ação foi realizada Polícia Militar Ambiental e Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema). As ações conjuntas seguirão durante todo período de estiagem com previsão de término no mês de Outubro.

A operação foi realizada entre segunda-feira (10) e quarta-feira (12) em todo o Estado, contando com 520 policiais e promotores. Os trabalhos englobaram orientações a proprietários de produtores rurais quanto às medidas de prevenção, como a manutenção dos aceiros nos canaviais.

As equipes também realizaram o policiamento preventivo contra incêndios nas margens de rodovias, ferrovias, zonas de amortecimento de unidades de conservação e outros pontos de vulnerabilidade.

Ao todo foram vistoriadas 824 propriedades rurais, cujos responsáveis receberam orientações quanto às medidas de prevenção, como a manutenção dos aceiros nos canaviais e os planos de prevenção contra incêndio. Foram percorridos 5.572 quilômetros de aceiros e 5.340 quilômetros de margens de rodovias (faixas de domínio) e zonas de amortecimento de unidades de conservação.

Na área de atuação da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento Ambiental, localizada em Sorocaba, foram realizadas fiscalizações em diversas propriedades. Os agentes percorreram o total de 2.075 quilômetros, sendo área 948 hectares de cultivo de cana de açúcar. Ainda foi realizado a vistoria em 106.500,00 metros de aceiros. Todas propriedades que foram vistoriadas estavam de acordo com o que preconiza a legislação em vigência.

O nome da ação vem da mitologia grega, na qual Huracan é considerado o deus responsável por catástrofes naturais, com a invocação do vento, fogo, terra, dentre outros elementos.