Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fiscalização

PM e MP deflagram operação de combate a incêndios em vegetações

A ação Huracan começou nesta segunda e vai até quarta (12), em todo o Estado de São Paulo

10 de Maio de 2021 às 16:11
Da Redação [email protected]
Policiais militares e integrantes do Gaema participam da operação, sob o comando do promotor de Justiça Antônio Domingues Farto Neto
Policiais militares e integrantes do Gaema participam da operação, sob o comando do promotor de Justiça Antônio Domingues Farto Neto (Crédito: Divulgação)

A Polícia Militar e o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), iniciaram, nesta segunda-feira (10), a Operação Huracan. A ação, realizada em todo o Estado de São Paulo, segue até quarta-feira (12). O objetivo é prevenir focos de incêndios em vegetações e diminuir o impacto desses incidentes à saúde da população.

Segundo a PM, os trabalhos englobam orientações a proprietários de produtores rurais quanto às medidas de prevenção, como a manutenção dos aceiros nos canaviais. Haverá, também, policiamento preventivo contra incêndios nas margens de rodovias, ferrovias, zonas de amortecimento de unidades de conservação e outros pontos de vulnerabilidade.

Ainda conforme a polícia, 50 policiais militares e integrantes do Gaema participam da fiscalização. O promotor de Justiça Antônio Domingues Farto Neto é o responsável do MP na operação. 

O nome da ação vem da mitologia grega, na qual Huracan é considerado o deus responsável por catástrofes naturais, com a invocação do vento, fogo, terra, dentre outros elementos.