Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tráfico internacional de drogas

Deic identifica esquema de tráfico que usava o aeroporto de Sorocaba

Operação Bandit cumpre mandados de prisão, busca e apreensão em Sorocaba, Mogi das Cruzes, Santos e São Paulo

22 de Abril de 2021 às 09:08
Jomar Bellini [email protected]
Duas pessoas foram presas, um passageiro espanhol e um comandante turco
Investigação começou após avião de Sorocaba ser flagrado com drogas na Paraíba (Crédito: Divulgação / Polícia Militar da Paraíba )

A Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Sorocaba realiza na manhã desta quinta-feira (22) uma operação Bandit, contra uma organização criminosa que usava aviões no aeroporto de Sorocaba na logística de distribuição de drogas.

Os policiais civis cumprem seis mandados de busca e apreensão e outros cinco de prisão nas cidades de Sorocaba, Mogi das Cruzes, Santos e São Paulo.

As investigações, que já ocorrem há cerca de cinco meses, identificaram o uso do aeroporto na logística e distribuição de entorpecentes. As drogas eram transportadas de Sorocaba para a região Nordeste do país e de lá seguiam rumo a Europa.

Em dezembro do ano passado foram presos no Aeroporto de Catolé do Rocha (PB) alguns dos membros dessa organização com mais de 750 kg de cocaína em um avião que havia decolado do Aeroporto de Sorocaba.

O trabalho de investigação possibilitou a identificação de outros cinco suspeitos (além daqueles presos na Paraíba), que atuaram na logística de transporte até o aeroporto de Catolé do Rocha para o embarque no avião apreendido, bem como no armazenamento das drogas.

Além da prisão dos investigados, sendo que dois foram detidos na semana passada pela Polícia Federal em Minas Gerais, também foi apreendida uma caminhonete que teria sido usada na escolta e transporte das drogas.

Os mandados da operação ainda estão sendo cumpridos pela polícia. Um homem já foi preso em São Paulo nesta quinta-feira (22), com antecedentes criminais por tráfico internacional, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os policiais também apreenderam uma caminhonete que transportava a carga de drogas para o aeroporto em Sorocaba.

A operação foi denominada Bandit tendo em vista que o avião utilizado no escoamento da droga pelo grupo criminoso se tratava de um EMB-110 “Bandeirante”, conhecido em alguns países como Bandit.