Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mutirão de cirurgias em Votorantim muda esquema de atendimentos

22 de Fevereiro de 2021 às 12:23
Jomar Bellini [email protected]

Prefeita Fabíola Alves (PSDB) explicou as mudanças no atendimento na área da Saúde em Votorantim durante o mutirão ao lado da secretária Izilda Moraes. Crédito da Foto: Fábio Rogério (22/02/2021)

O esquema de atendimento médico em Votorantim terá mudanças a partir do dia 1º de março, com o início do mutirão de cirurgias não urgentes na cidade. A prefeitura realizou uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (22) para explicar como os procedimentos serão realizados.

De acordo com a prefeita Fabíola Alves (PSDB), o objetivo é atender os pacientes que tiveram as cirurgias eletivas canceladas por conta da pandemia de Covid-19. "São casos, por exemplo, de ortopedia e ginecológicos, que acabam se agravando com a espera e virando uma emergência. Por isso estamos fazendo esse mutirão para atender a demanda reprimida de um ano", explica.

Para a realização das cirurgias, serão realizadas mudanças no esquema de atendimento na cidade. A Secretaria de Saúde realizará esses atendimentos no Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça, na região central de Votorantim. Para isso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Materno Infantil - anexada ao hospital - deixará de atender temporariamente crianças e jovens de 0 a 13 anos de idade.

A estrutura, atualmente pertencente à UPA Materno Infantil, será usada pelo hospital municipal para a instalação de 11 leitos clínicos cirúrgicos. O espaço vai receber pacientes pré e pós-cirúrgicos e terá capacidade para 12 cirurgias por dia.

"É um espaço que já é anexo ao hospital, então não precisaremos de obras, adequações ou aquisição de novos equipamentos", afirmou a prefeita. O trabalho será desenvolvido por médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem da própria instituição de saúde, dentro do contrato existente com o município.

Os cerca de 400 pacientes que estão na fila de espera devem passar pelos procedimentos em até cinco meses, segundo a estimativa da secretária de Saúde Izilda Moraes. "Todas essas pessoas já foram avaliadas por médicos e encaminhadas para a cirurgia. A Central de Regulação de Vagas do município vai entrar em contato para fazer os agendamentos e o pré-operatório", explica.

Com as mudanças, o atendimento às crianças será direcionado à UPA do Parque Jataí. Uma ala será destinada especialmente aos pacientes de até 13 anos da idade. Antes da criação da Materno Infantil, a UPA do Jardim Jataí já fazia o atendimento às crianças. Segundo a Secretaria de Saúde, a unidade tem estrutura para receber a demanda de pacientes.

Raio-x

A prefeitura também está instando um raio-x digital na UPA do Parque Jataí. Nos próximos 15 dias, os atendimentos mais complexos serão realizados no hospital, até que a nova sala seja liberada na unidade de pronto atendimento.

O aparelho, que teve um custo de R$ 390 mil e foi adquirido dentro de um programa de 2014 do Ministério da Saúde, tem mais qualidade de imagem e permitirá a digitalização dos exames, sem a necessidade de chapas. (Jomar Bellini)