Buscar no Cruzeiro

Buscar

Moradores de Araçoiaba da Serra reclamam de falta de água

18 de Agosto de 2020 às 00:13

Moradores de Araçoiaba da Serra reclamam de falta de água Valter Kitaoka reclama da falta de água nas torneiras. Crédito da foto: Fábio Rogério (17/8/2020)

Os moradores de alguns bairros de Araçoiaba da Serra, cidade da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), passaram o final de semana todo sem água nas torneiras por conta de problemas no abastecimento hídrico. Dessa forma, segundo relatos de munícipes, o fornecimento teria sido interrompido na sexta-feira (14) e restabelecido na manhã desta segunda-feira (17).

Conforme a Águas de Araçoiaba, o motivo do desabastecimento hídrico seria o período de estiagem. Segundo a empresa, isso afetou o rio Pirapora, manancial responsável pelo abastecimento de 90% da cidade.

Excesso de cloro na água

O funcionário público Valter Kitaoka, 58 anos, é morador do bairro Alcides Vieira, região afetada pelo desabastecimento.

"Como a gente estava sem água, não teve nem como cozinhar. Por isso, precisamos comprar marmitas prontas. Para lavar a louça, nós tivemos de usar a água do banheiro", diz.

Conforme Kitaoka, depois da interrupção no fornecimento, a água retornou às casas com excesso de cloro, substância utilizada no processo de tratamento da água, ocasionando crises alérgicas em alguns munícipes.

“As crianças que têm a pele mais sensível sentem os olhos ardendo e uma coceira na pele quando vão tomar banho. Por isso, a gente não toma a água da torneira, para beber tem que comprar todo dia”, afirma o munícipe.

Nível da água prejudicou abastecimento

A concessionária alega que o nível do curso da água teria sido prejudicado pela alta concentração de matéria orgânica, provavelmente decorrente de “grandes lançamentos” de efluentes (rejeitos) não tratados fora do município de Araçoiaba da Serra.

Por conta do problema, a captação d’água foi reduzida à 50% de sua capacidade na cidade. A concessionária afirmou que tomou “diversas medidas” para abastecer todo o município, contudo, não listou as ações executadas pelo órgão.

“Águas de Araçoiaba informa que o abastecimento do município já está normalizado, com apenas alguns pontos mais elevados em processo de pressurização da rede”, garante a empresa em nota.

Ainda segundo a Águas de Araçoiaba, todo o tratamento hídrico atende a todas as exigências para manter a qualidade do líquido, de acordo com o Anexo XX do Controle e da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano e seu Padrão de Potabilidade, da Portaria de Consolidação nº 5, de 28 de setembro de 2017. (Wesley Gonsalves)