Covid-19 Sorocaba e Região

Maioria dos lojistas respeitam novo horário de funcionamento em Sorocaba, diz prefeitura

Primeiro dia de reabertura do comércio foi marcado por filas em lojas da região Central
Clientes encaram filas na reabertura do comércio de rua em Sorocaba
Fila é formada na calçada da rua Dr. Álvaro Soares, em Sorocaba. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (20/7/2020)

 

Após o avanço do município à Fase 2 (laranja) do Plano São Paulo de retomada da economia em função da pandemia do novo coronavírus, os comércios não essenciais puderam voltar a funcionar nesta segunda-feira (20), com horário restrito. Com isso, os fiscais da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) que foram à região central da cidade constataram o cumprimento da determinação de atendimento ao público até às 13h, por parte da maioria dos comerciantes. Foram cumpridas 25 determinações de fechamentos de comércios por estarem funcionando fora do horário permitido pelo decreto municipal.

Conforme o decreto de flexibilização, o comércio de rua e galerias com serviços não essenciais podem funcionar das 9h às 13h. Os prestadores de serviços deverão atuar das 14h às 18h. Já as concessionárias e lojas de comércio de veículos deverão abrir das 9h às 13h. A fiscalização circulou, também, pelos bairros de Santa Rosália; Jardim Abaeté; Maria do Carmo, Simus e Jardim Espírito Santo.

Estabelecimentos e prestadores de serviço devem adotar medidas sanitárias de combate ao Covid- 19 como a disponibilidade de álcool em gel 70% para a assepsia das mãos, o distanciamento social para se evitar aglomerações dentro dos estabelecimentos e o uso obrigatório de máscaras de proteção do rosto.

Clientes enfrentam filas

Clientes que foram até a região Central de Sorocaba nesta segunda-feira (20) enfrentaram filas e aglomeração para entrar nas lojas. O movimento maior de pessoas foi registrado na rua Doutor Álvaro Soares. Em uma calçada estreita, uma fila de clientes foi formada enquanto outros pedestres caminhavam com sacolas de compras.

Em frente a alguns comércios, faixas amarelas foram colocadas na calçada para delimitar um distanciamento mínimo entre as pessoas. Apesar dessa medida, na prática, as demarcações no solo não são obedecidas. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

Comentários