Buscar no Cruzeiro

Buscar

Leitos de UTI Covid no Hospital Adib Jatene também atendem outras doenças

30 de Julho de 2020 às 07:50
Ana Claudia Martins [email protected]

Leitos de UTI Covid no Hospital Adib Jatene também atendem outras doenças Novo Hospital Regional tem no total 51 leitos disponíveis para pacientes de Covid-19. Crédito da foto: Fábio Rogério (24/7/2020)

 

A Secretaria de Estado da Saúde informou nesta quarta-feira (29) que a demanda do novo Hospital Regional de Sorocaba Dr. Adib Domingos Jatene, em Sorocaba “é dinâmica”, e que a unidade pode atender casos de outras patologias que necessitem de terapia intensiva, com devida atualização no censo Covid-19. A informação foi em resposta ao questionamento do Cruzeiro do Sul sobre a possível desativação de cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para atendimento de pacientes Covid no novo Regional.

Como mostrou reportagem da semana passada do Cruzeiro do Sul, o censo diário da Prefeitura de Sorocaba, com a atualização de vagas nos hospitais públicos e privados da cidade mostrava até o último dia 21 que o novo Regional tinha no total 35 leitos de UTI para Covid. Porém, a partir do último dia 22, o censo diário municipal sobre os números totais dos leitos e a ocupação diária passou a divulgar 30 leitos de UTI Covid no Adib Jatene e não mais 35.

Questionada, a Secretaria de Estado da Saúde disse ainda que o hospital possui 51 leitos de UTI destinados à Covid-19, sendo 35 leitos UTI e 16 leitos clínicos. “A região de Sorocaba possui serviços de referência para Covid-19 e leitos disponíveis. Há dois hospitais estaduais de referência na região”, informa a pasta.

A outra unidade estadual é o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Os dois hospitais estaduais da cidade atendem Sorocaba e mais 47 cidades da região, ou seja, 48 municípios no total.

[irp posts="274245" ]

 

Leitos

Também questionada se a ocupação de leitos exclusivos para atendimento de pacientes Covid for transferida para outros tipos de patologias e se isso prejudicaria a região de Sorocaba, a secretaria observa que “isso não representa qualquer prejuízo aos pacientes com coronavírus, considerando inclusive a disponibilidade de leitos em outros serviços”.

No censo divulgado ontem (29) pelo município, continua a informação de que o total de leitos de UTI Covid no Hospital Regional Adib Domingos Jatene é de 30.

A Prefeitura de Sorocaba, embora não tenha responsabilidade sobre os leitos dos hospitais estaduais, não quis comentar o assunto e não enviou resposta às perguntas feitas pelo Cruzeiro do Sul.

O Cruzeiro do Sul também questionou a Organização Social de Saúde, a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), que faz a gestão do hospital, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Sobre a desativação ou uso de cinco leitos de UTI Covid para outras patologias, a SPDM orientou entrar em contato direto com a Secretaria de Estado da Saúde.

O Cruzeiro do Sul ainda questionou a respeito a diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS-16), órgão do governo do Estado, Kely Cristiane Schettini, que também disse que não poderia responder os questionamentos da reportagem e que os mesmos fossem encaminhados à pasta estadual. (Ana Cláudia Martins)