Sorocaba e Região

Leitos de UTI Covid no Hospital Adib Jatene também atendem outras doenças

Secretaria da Saúde informou que demanda é “dinâmica” após exclusão de vagas no censo diário municipal
Leitos de UTI Covid no Hospital Adib Jatene também atendem outras doenças
Novo Hospital Regional tem no total 51 leitos disponíveis para pacientes de Covid-19. Crédito da foto: Fábio Rogério (24/7/2020)

 

A Secretaria de Estado da Saúde informou nesta quarta-feira (29) que a demanda do novo Hospital Regional de Sorocaba Dr. Adib Domingos Jatene, em Sorocaba “é dinâmica”, e que a unidade pode atender casos de outras patologias que necessitem de terapia intensiva, com devida atualização no censo Covid-19. A informação foi em resposta ao questionamento do Cruzeiro do Sul sobre a possível desativação de cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para atendimento de pacientes Covid no novo Regional.

Como mostrou reportagem da semana passada do Cruzeiro do Sul, o censo diário da Prefeitura de Sorocaba, com a atualização de vagas nos hospitais públicos e privados da cidade mostrava até o último dia 21 que o novo Regional tinha no total 35 leitos de UTI para Covid. Porém, a partir do último dia 22, o censo diário municipal sobre os números totais dos leitos e a ocupação diária passou a divulgar 30 leitos de UTI Covid no Adib Jatene e não mais 35.

Questionada, a Secretaria de Estado da Saúde disse ainda que o hospital possui 51 leitos de UTI destinados à Covid-19, sendo 35 leitos UTI e 16 leitos clínicos. “A região de Sorocaba possui serviços de referência para Covid-19 e leitos disponíveis. Há dois hospitais estaduais de referência na região”, informa a pasta.

A outra unidade estadual é o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Os dois hospitais estaduais da cidade atendem Sorocaba e mais 47 cidades da região, ou seja, 48 municípios no total.

Leia mais  Estado e Prefeitura divergem sobre leitos

 

Leitos

Também questionada se a ocupação de leitos exclusivos para atendimento de pacientes Covid for transferida para outros tipos de patologias e se isso prejudicaria a região de Sorocaba, a secretaria observa que “isso não representa qualquer prejuízo aos pacientes com coronavírus, considerando inclusive a disponibilidade de leitos em outros serviços”.

No censo divulgado ontem (29) pelo município, continua a informação de que o total de leitos de UTI Covid no Hospital Regional Adib Domingos Jatene é de 30.

A Prefeitura de Sorocaba, embora não tenha responsabilidade sobre os leitos dos hospitais estaduais, não quis comentar o assunto e não enviou resposta às perguntas feitas pelo Cruzeiro do Sul.

O Cruzeiro do Sul também questionou a Organização Social de Saúde, a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), que faz a gestão do hospital, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Sobre a desativação ou uso de cinco leitos de UTI Covid para outras patologias, a SPDM orientou entrar em contato direto com a Secretaria de Estado da Saúde.

O Cruzeiro do Sul ainda questionou a respeito a diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS-16), órgão do governo do Estado, Kely Cristiane Schettini, que também disse que não poderia responder os questionamentos da reportagem e que os mesmos fossem encaminhados à pasta estadual. (Ana Cláudia Martins)

Comentários