Buscar no Cruzeiro

Buscar

Instituto prevê frio polar e até neve no sul do Estado de São Paulo

18 de Agosto de 2020 às 00:01

Instituto prevê frio polar e até neve no sul do Estado de São Paulo Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS

Um instituto de meteorologia emitiu nesta segunda-feira (17) alerta para uma massa de ar polar intensa. De acordo com a previsão, ela vai atingir praticamente a metade do território brasileiro e grande parte da América do Sul nesta semana. Conforme a MetSul Meteorologia, o potencial é de um “evento histórico de frio e neve”.

Conforme os meteorologistas, uma bolha de ar frio do antártico avançará pela Argentina e vai atingir pela sua trajetória continental o Sul, o Centro-Oeste, o Sudeste e parte do Norte do Brasil.

Frio intenso

A queda da temperatura será sentida a partir desta quarta-feira (19) no Rio Grande do Sul e entre quinta e sexta-feira será percebida nas demais regiões brasileiras, com muito frio e vento moderado a forte.

Conforme a MetSul, poderá nevar de forma mais abrangente e em locais pouco acostumados a ver neve ou que não testemunham o fenômeno por décadas, como a maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, e até em Curitiba e no Sul do estado de São Paulo.

Sorocaba

A Climatempo também aponta que as temperaturas caem a partir de quinta-feira (20), quando os termômetros devem oscilar entre 13°C e 19°C em Sorocaba.

Na sexta (21), a mínima será de 10°C, e a máxima, de apenas 14°C. Os menores índices previstos são para o final de semana, podendo baixar para 8°C no sábado (22) e no domingo (23). Para esses dias, as máximas são de 15ºC e 19ºC, respectivamente. (Da Redação)