Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba teve quase 60 dias de estiagem

14 de Agosto de 2020 às 00:01

Cidade teve quase 60 dias de estiagem A represa de Itupararanga estava ontem operando com 63% de sua capacidade. Crédito da foto: Fábio Rogério (12/8/2020)

 

Após quase 60 dias consecutivos de estiagem, a chuva deve dar uma trégua na seca na região de Sorocaba partir de hoje (14). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período prolongado de chuvas vai continuar até pelo menos a próxima quarta-feira (19), melhorando o nível dos mananciais e reservatórios que abastecem a cidade. Segundo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o nível da represa de Itupararanga, responsável pelo abastecimento da maior parte da cidade, estava em 63% ontem enquanto os sistemas Castelinho/Ferraz e Ipaneminha, que complementam a distribuição, marcavam 30% da capacidade.

Conforme a autarquia, a previsão de chuva prolongada para próximos dias afasta o risco de problemas no abastecimento. “Os níveis dos mananciais que utilizamos para a captação de água bruta para o tratamento e distribuição não são os ideais, neste momento, mas temos previsões de chuvas para os próximos dias”.

O longo período sem chuvas na região é típico para esta época do ano e deve ser interrompido com a chegada de uma área de instabilidade vinda da região amazônica. O meteorologista do Inmet Marcelo Schneider destaca que esse fenômeno é caracterizado pela mudança drástica de temperatura, que deve ficar abaixo dos 20 graus Celsius, podendo ter pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia.

A medição pluviométrica da região é feita em uma estação do Inmet que fica em Iperó, mas que apresentou intermitência em seu funcionamento durante o mês de julho. Por isso, o instituto diz que não é possível informar a quantos dias exatos perdura a estiagem. Em dia 1º de julho, a estação da capital registrou precipitações em torno de 17mm. Já os registros mais recentes da estação de Iperó foram marcados entre os dias 29 e 30 de junho, com acumulado de 12 milímetros por metro quadrado. Se confirmada as previsões do instituto, segundo Schneider, Sorocaba deverá receber entre 70mm a 80mm de chuva no acumulado dos próximos seis dias, volume superior a média histórica de precipitação para o mês de agosto em São Paulo, que é de 36 mm.

Independentemente das condições meteorológicas, o Saae Sorocaba destaca a necessidade da população economizar água. “Estamos atravessando um momento atípico, com a Covid-19, em que o uso da água é primordial para a higienização e a desinfecção para o combate ao coronavírus, mas tudo isso é possível de se fazer de uma forma racional, sem que o sistema de abastecimento da cidade seja comprometido, visto que como consequência das orientações visando o controle da pandemia, as pessoas estão permanecendo em suas residências e consequentemente o consumo de água vem aumentando, em comparação à média da cidade”. (Felipe Shikama)