Buscar no Cruzeiro

Buscar

Igrejas apostam em internet para celebrar Domingo de Ramos

27 de Março de 2021 às 16:10
Marina Bufon [email protected]

Paróquia Santa Rita de Cássia realizará duas missas virtuais neste Domingo de Ramos. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (21/5/2020)

As igrejas católicas apostarão na internet para conseguir comemorar o Domingo de Ramos com seus fiéis neste 28 de março de 2021. A restrição de cultos cultos religiosos no Estado de São Paulo acontece desde o último dia 15 de março e, com a prorrogação divulgada pelo Governo na última sexta (26), está previsto para durar até 11 de abril.

Pensando em fortalecer os fiéis e dar o devido valor à semana que antecede a Páscoa, as paróquias tanto da cidade de Sorocaba, quanto das regiões pastorais da Castelo e da Raposo, apostaram em uma programação virtual.

Todas as paróquias consultadas terão ao menos uma missa online neste domingo, enquanto outra grande parte realizará dois cultos, um no período da manhã, entre 9 e 10h, e outro mais à tarde, entre 18 e 19h. A Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada na Vila Santa Rita, por exemplo, fará o encontro em dois horários (10 e 18h).

Já Paróquia Consolata, em Votorantim, fará apenas um culto, às 19h, mas disponibilizou ramos abençoados para os fiéis buscarem de sábado (27) até a quarta-feira Santa (31), afim de evitar aglomerações. A Paróquia de São Francisco de Assis, da Vila Assis, por outro lado, realizará uma bênção dos ramos em frente à igreja neste domingo após missa virtual, mas com cada fiel em seu próprio veículo e com seu próprio ramo.

Esse momento da bênção do ramo também pode acontecer com cada um em sua própria casa, como fará a Comunidade Divino Espírito Santo, do Jardim Saira, com duas missas, às 9h15 e 18h15. Elas acontecerão depois de o padre responsável realizar a bênção de forma online.

A fase emergencial foi instaurada pelo governador João Doria (PSDB) como uma forma de conter o avanço do coronavírus, que vive seu pior momento no País. Até este sábado, foram contabilizados mais de 12,4 milhões de casos e 310 mil mortes. Em Sorocaba, já são mais de mil mortes desde o início da pandemia. (Marina Bufon)