Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidade ultrapassa marca de mil mortes provocadas por Covid-19

27 de Março de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Cidade ultrapassa marca de mil mortosSorocaba ultrapassou a marca de mil mortos por Covid-19 nesta sexta-feira (26). Segundo a Prefeitura de Sorocaba, foram registrados nesta sexta-feira 24 óbitos e mais 389 casos confirmados da Covid-19. Com isso, a cidade chegou ao total de 41.658 casos confirmados e 1.008 óbitos com a doença.

A Prefeitura de Sorocaba informa que os óbitos ocorreram desde o dia 19 de março, mas informados pelos hospitais à Vigilância Epidemiológica e computados somente ontem, não refletindo os dados das últimas 24 horas. A taxa de letalidade no município é de 2,4%, abaixo da taxa estadual, que é de 3% e da nacional, que se encontra em 2,5%.

Do total de casos confirmados, 282 estão internados (150 em UTI) e o total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) é 866.

A cidade apresentou aumento do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus e que aguardam resultados, de 1.448 para 2.327. Entre os suspeitos, 110 estão internados em hospitais da cidade, sendo 59 em UTI. Há 19 óbitos em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 94.214. Já o número de recuperados da Covid-19 chegou a 39.502.

Fila de espera

Ao menos 140 pessoas estão na fila de espera para vagas de UTI e de enfermaria Covid, em Sorocaba. A informação é da Secretaria de Saúde (SES). De acordo com a pasta, são 48 pessoas aguardando leitos de enfermaria e 92 leitos de UTI. Esses pacientes, segundo a SES, já haviam recebido o primeiro atendimento nas unidades de urgência e emergência da cidade e aguardavam esse encaminhamento. Vale lembrar que esse retrato era da tarde de ontem. A Secretaria de Estado da Saúde não divulgou, até o fechamento dessa edição, quantas pessoas estavam na fila em todo o Estado.

Hospitais seguem lotados

No censo diário de leitos da Covid-19 de ontem, os sete leitos clínicos, dos oito pactuados, do Adib Jatene estavam ocupados. Já os 30 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontravam-se 100% ocupados. No Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), todos os oito leitos clínicos Covid estavam ocupados, mas o leito de UTI infantil Covid estava desocupado. Dos 30 leitos de UTI Covid disponibilizados neste hospital, 30 tinham pacientes.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa estava com 90,47% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, 19 estavam com pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa era de 100%, o que representava 55 leitos ocupados dos 55 contratados. O Hospital Santa Lucinda possui um total de 16 leitos clínicos Covid e 16 estavam ocupados. O mesmo hospital também possui quatro leitos de UTI Covid que encontravam-se ocupados. Dos seis leitos clínicos Covid do Gpaci, um estava ocupado. O hospital Amhemed possui 10 leitos clínicos Covid e sete estavam ocupados. Já, os três leitos de UTI Covid deste mesmo hospital, estavam ocupados.

O Centro de Estabilização Covid São Guilherme estava com 14 leitos de enfermaria Covid ocupados do total de 18. Dos três leitos Covid de suporte ventilatório avançado, nenhum estava ocupado. O Centro de Estabilização Zona Oeste estava com 10 leitos de enfermaria Covid ocupados do total de 10. Dos 23 leitos Covid de suporte ventilatório avançado, 23 encontravam-se ocupados. (Ana Cláudia Martins)