Buscar no Cruzeiro

Buscar

Idosos fazem fila para vacinação contra a gripe em Sorocaba

23 de Março de 2020 às 10:36
Ana Claudia Martins [email protected]

Fila registrada do lado de fora da UBS da Vila Haro. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (23/03/2020)

 

Idosos fizeram “fila indiana” nas Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba na manhã desta segunda-feira (23), ficando próximos uns dos outros, no primeiro dia do início da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, em Sorocaba.

A situação foi flagrada na UBS da Vila Haro e contraria a recomendação do Ministério da Saúde para que as pessoas evitem aglomeração e a proximidade uns dos outros por conta da pandemia do novo coronavírus. O movimento de idosos era intenso na UBS nesta manhã.

Na tarde deste domingo (22), em entrevista coletiva pelas redes sociais, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, falou sobre o início da campanha nacional e pediu que as pessoas, sobretudo os idosos, não façam “fila indiana” e evitem ficar muito próximos uns dos outros.

Questionada, a Prefeitura de Sorocaba informou que até o momento a vacinação contra a gripe na cidade segue conforme o calendário já divulgado e que para vacinar os idosos e os profissionais de saúde sem riscos, além da estratégia de vacinação em locais abertos evitando aglomerações e aproximação de outros pacientes das UBSs, a Secretaria da Saúde (SES) tomou outras cinco medidas: uso de máscaras de procedimento pelos profissionais de atendimento ao público; distribuição de senhas preferencialmente descartáveis (papel comum), para evitar filas; orientação sobre o distanciamento entres os pacientes de no mínimo um metro de distância enquanto aguardam a aplicação; distribuição de orientações de etiqueta respiratória; permitida a entrada de acompanhantes apenas para maiores de 60 anos (um acompanhante).

“Sorocaba recebeu 26 mil doses da vacina e aguarda nova reposição pelo Estado”, diz.

Idosos e profissionais da saúde serão vacinados nesta primeira etapa. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (23/03/2020)

A vacinação

O ministro citou ainda exemplos de cidades que vão oferecer a opção de vacinação contra a gripe pelo sistema drive-thru para os idosos, exatamente para evitar que eles fiquem em contato uns com os outros. São Roque, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), oferece a opção para os idosos no estádio municipal.

Porém, em Sorocaba, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza), que começou nesta segunda, colocou na primeira etapa idosos e profissionais da área da saúde para que procurem um dos locais de vacinação na cidade.

A mudança feita este ano é que, além das UBSs, foi colocado escolas municipais, incluindo Centros de Educação Infantil (CEIs), e um centro esportivo, para vacinar os idosos e profissionais da saúde.

Prefeitura ampliou pontos de vacinação para reduzir o contato entre as pessoas. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (23/03/2020)

A medida é para evitar que pessoas do grupo de risco, como idosos e pessoas com doenças crônicas, tenham contato com outros pacientes destas unidades, além de evitar a aglomeração e o espaço fechado.

Segundo o Ministério da Saúde, este ano, a campanha foi antecipada como estratégia de diminuir a quantidade de pessoas com gripe no inverno. Além disso, a antecipação é para facilitar e acelerar o diagnóstico da síndrome respiratória Covid-19, causada pelo novo coronavírus, e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado.

Uso do álcool em gel foi intensificado pelos profissionais durante a vacinação. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (23/03/2020)

Próximas etapas

Na segunda etapa, que terá início no dia 16 de abril, além do grupo anterior, deverão procurar se vacinar os professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de membros das forças de segurança e salvamento.

Na terceira e última etapa da vacinação, no dia 9 de maio, além dos grupos anteriores, deverão ser vacinadas crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses, gestantes, mulheres que deram à luz (até 45 dias após o parto), funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos. A campanha vai até o dia 22 de maio.

A vacinação será feita das 8h às 17h nos postos montados pela Prefeitura. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (23/03/2020)

Postos de vacinação

Confira os locais de vacinação em Sorocaba:

E.M. João Francisco Rosa Alameda Augusto Severo, 344

UBS Aparecidinha (área externa) Rua Joaquim Machado, 620

E.M. Comendador Alfredo Metidieri Rua Manoel Lourenço Rodrigues, 591

CEI-05 Antonio Amábile Rua Panamá, 186

CEI-13 Aluísio de Almeida Rua Ana Gomes Corrêa, 25

E.M. Ary de Oliveira Seabra Rua João Granado, 45

UBS Carandá (área externa) Rodovia Emerenciano Prestes de Barros, SP-97, 3.757

CEI-60 Anna Rusconi Rua Tocantins, 462

UBS Éden (área externa) Rua Salvador Leite Marques, 933

CEI-17 Issa Latuf Rua Marechal Castelo Branco, 242

CEI-18 Miguel Cheda Rua Atanásio Soares, 810

CEI-87 Dr. Cássio Rosa Rua Chico Xavier, 45

UBS Haro (área externa) Rua Aristides da Silva Lobo, 379

UBS Hortência (área externa) Rua Teodoro Kaisel, 677

UBS Laranjeiras (área externa) Rua Sônia Bernuncio, 24

UBS Márcia Mendes (área externa) Rua José Augusto Rabello Júnior, 91

CEI-58 Profª Dulce Puppo de Oliveira Pinheiro Rua Eliezer Barbosa de Lima, 448

CEI-41 Antonio Fratti Rua Mário Romano, s/n

E.M. Maria Ignez Figueiredo Deluno Rua Rubens Pellini, 156

CEI-71 Profª Yolanda Prestes Neder Rua Paula Maier Cattini, s/n

E.M. Tereza Ciambelli Gianini Avenida Rio Claro, 350

E.M. Maria de Lourdes A. de Moraes Rua Vicente Miranda, 300

CEI-61 Yolanda Rizzo Avenida Betsaida, s/n

CEI-78 Ettore Marangoni Rua Três, 131

Ciel (Centro Inclusivo de Esporte e Lazer) da Vila Santana Rua Dr. Deodoro Reis, 210

CEI-99 Larissa de Freitas Borges Rua Edite Maganini Mattezi, 70

UBS São Guilherme (área externa) Rua Belmiro Moreira Soares, S/N

E.M. Rosa Cury Rua Octávio Novaes de Carvalho, 36

UBS Sorocaba I (área externa) Rua Doutor Américo Figueiredo, 3171

E.M. Norma Justa Dall’Ara Rua Eny Apparecida G. Chagas, 35

E.M. Genny Kalil Milego Rua Vanderlei Felício, 215

UBS Wanel Ville (área externa) Rua Alexandre Caldini, 442

E.M. Achilles de Almeida Rua Manoel Lopes, 250 (apenas para pacientes do Programa Municipal de IST/HIV/Aids/Hepatites Virais)

Galeria

Confira a galeria de fotos