Buscar no Cruzeiro

Buscar

Idosa que aguardou ambulância por 8 horas agora espera vaga em hospital

10 de Junho de 2020 às 19:59

A idosa Maria Arlinda da Silva aguarda transferência na UPH Zona Leste. Crédito da Foto: Vinícius Fonseca (15/5/2020)

A idosa de 67 anos com suspeita de novo coronavírus (Covid-19) que esperou uma transferência entre a Unidade Básica de Saúde do Habiteto e a UPH Zona Leste por mais de oito horas na terça-feira (9), em Sorocaba, agora aguarda um leito ser disponibilizado pela Central de Regulação de Oferta e Serviço em Saúde (Cross).

De acordo com a família de Maria Arlinda da Silva, a idosa aguardou durante esta quarta-feira (10) o encaminhamento para a Santa Casa ou ao hospital de campanha. Ela foi realocada de andar na UPH Leste, referência em atendimento primário de Covid-19 na cidade, mas não havia previsão para a transferência.

[irp posts="260302" ]

 

A Secretaria da Saúde (SES) informou à reportagem que "a definição do local será avaliada pela Central de Regulação do Município", e confirmou que a paciente ainda não foi transferida porque aguarda liberação de vaga.

Diante da grande demanda por leitos, a Prefeitura informou nesta quarta (10) que dobrou a capacidade de atendimento no hospital de campanha Douglas Barbosa de Medeiros. A nova pactuação prevê 40 leitos clínicos e dois de estabilização, ao invés dos 20 leitos ativos até a véspera.

Já a Santa Casa deve ampliar os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de 30 leitos para 40.

O caso

Maria Arlinda da Silva, de 67 anos, deu entrada na UBS Habiteto às 8h de terça-feira (9) com sintomas de novo coronavírus (Covid-19): fraqueza e falta de ar.

Conforme a Prefeitura, “após ser atendida seguindo todos os protocolos para suspeitos da Covid-19, foi solicitada ambulância às 9h para que fosse transferida até a unidade referência do novo coronavírus, a UPH Zona Leste”.

“A ambulância chegou às 17h10, devido à grande demanda de atendimentos da terça-feira. Vale ressaltar que a paciente se encontrava estável e assistida durante a espera do transporte”, informou o Executivo. (Da Redação, com informações de Marcel Scinocca)