Buscar no Cruzeiro

Buscar

Idosa com suspeita de Covid-19 espera ambulância por 8 horas em Sorocaba

09 de Junho de 2020 às 20:01

Idos deu entrada na UBS Habiteto e transferida à UPH Leste com suspeita de novo coronavírus. Crédito da Foto: Arquivo Pessoal

A “grande demanda” para atendimento à pacientes com suspeita de Covid-19, nesta terça-feira (9), fez com que uma idosa de 67 anos esperasse por mais de oito horas por atendimento em uma Unidade Básica de Saúde da zona norte de Sorocaba. A informação de familiares da idosa, que está com suspeita de ter contraído o novo coronavírus, foi confirmada pela Secretaria de Saúde da cidade (SES).

O problema ocorreu com Maria Arlinda da Silva, de 67 anos. Com falta de ar, ela deu entrada na unidade por volta das 8h. A filha, Arlinda Ramos da Silva, entrou em desespero com a demora na remoção da idosa. “Ela está desde cedo esperando, Não sabemos o que fazer”, disse, à reportagem, no meio da tarde.

[irp posts="259928" ]

 

Conforme a Prefeitura de Sorocaba, a paciente compareceu para atendimento na UBS Habiteto às 8h40 desta terça-feira (9). “Após ser atendida seguindo todos os protocolos para suspeitos da Covid-19, foi solicitada ambulância às 9h para que fosse transferida até a unidade referência do novo coronavírus, a UPH Zona Leste”, lembrou a Pasta.

“A ambulância chegou às 17h10, devido à grande demanda de atendimentos desta terça-feira. Vale ressaltar que a paciente se encontrava estável e assistida durante a espera do transporte”, garantiu o Executivo.

Até as 19h30 desta terça-feira ainda não havia informações sobre o estado de saúde da paciente. “Ela entrou com um pouco de falta de ar na UBS e saiu com muita falta de ar”, conta outra filha, Jéssica Oliveira, que acompanhou a mãe na UBS.

As filhas de dona Arlinda também afirmaram que no local havia outro idoso com suspeita de Covid-19. Ele precisou aguardar o atendimento da idosa, para depois ser atendido. “Em relação a outro paciente, a SES confirma a suspeita de Covid-19. Ele também se encontrava em quadro estável e foi encaminhado à UPH Zona Leste”, alega a Saúde. (Marcel Scinocca)