Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hospital de campanha permanece atendendo em Sorocaba

01 de Outubro de 2020 às 07:49

Prefeitura manterá hospital de campanha O hospital foi montado na Arena Multiúso em maio. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (25/5/2020)

O hospital de campanha de Sorocaba, estrutura montada na Arena Multiúso para atender pacientes com Covid-19, recebeu quatrocentos pacientes em um período de três meses, entre maio e agosto. De acordo com a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), o hospital, que começou a funcionar em 25 de maio, não tem prazo para encerrar as atividades. “Essa decisão dependerá da demanda de internações e da situação epidemiológica da cidade”.

Segundo dados do último boletim de casos e internações por coronavírus, o hospital de campanha tem nove leitos clínicos ocupados, o que corresponde a 15% das sessenta vagas disponibilizadas. Em relação aos seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), três estão sendo utilizados para a estabilização de pacientes com Covid-19. A SES afirmou que os índices de ocupação nunca atingiram 100%.

O hospital de campanha chegou a ter 75 leitos clínicos, mas, em agosto, o Cruzeiro do Sul noticiou a redução de 20% nesse número. Na ocasião, a secretaria justificou a diminuição por conta da redução de demanda e destacou, ainda, que o número poderia aumentar novamente, caso as internações subissem.

A estrutura montada na Arena Multiúso recebeu o primeiro paciente um dia depois do início das atividades. O hospital foi criado para atender os casos mais leves de Covid-19 e, assim, desafogar os leitos de enfermaria da Santa Casa e da Unidade Pré-Hospitalar da Zona Leste.

Região

O hospital de campanha de Ibiúna, cidade da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), encerrou as atividades nesta semana, depois de cinco meses de funcionamento. Os atendimentos voltaram a ser concentrados no Hospital Municipal. Conforme informou a prefeitura, nesse período, 147 pessoas ficaram internadas no local.

Em Itu, o hospital de campanha continua em funcionamento. No boletim divulgado ontem (30) pela Vigilância Epidemiológica, a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria e emergência na unidade era de, respectivamente, 29,41% e 16,66%. (Erick Rodrigues)