Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hospital de campanha começa a funcionar em Sorocaba

25 de Maio de 2020 às 12:17

Equipe começou os trabalhos no local às 7h. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (25/5/2020)

O hospital de campanha de Sorocaba “Douglas Barbosa de Medeiros” começou a funcionar nesta segunda-feira (25). Porém, até por volta do meio-dia, nenhum paciente havia sido encaminhado ao local. A unidade é destinada exclusivamente para atender casos de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Segundo a Prefeitura, os leitos do novo hospital serão utilizados à medida em que as vagas de enfermaria da UPH Zona Leste e do Hospital Santa Casa forem sendo ocupadas. A unidade está capacitada para acomodar até 84 doentes, mas, inicialmente, disporá de 22 leitos, sendo 20 intermediários e dois de estabilização.

[irp posts="254286" ]

 

A ativação dos outros leitos do hospital será feita de forma gradativa, segundo a Prefeitura, quando surgirem novos pacientes. A implantação e operação de todos os 84 leitos já está contratada, mas ela será ativada e paga pela Prefeitura de acordo com a utilização.

Nesta sexta, os profissionais escalados iniciaram o trabalho no hospital de campanha às 7h. Ao todo, 78 servidores serão responsáveis pelo atendimento na unidade.

Funcionamento

O hospital de campanha foi montado na Arena Multiúso, no km 106 da rodovia Raposo Tavares. O local só irá receber pacientes do município e encaminhados pelas unidades de saúde de Sorocaba por intermédio da central municipal de regulação de vagas. Deste modo, não funciona de “portas abertas” -- ou seja, o atendimento no local sem encaminhamento não está disponível à população, que deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Pronto-Atendimento (PAs) ou a Unidade Pré-Hospitalar da Zona Leste.

Inicialmente estão sendo disponibilizados 22 leitos. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (25/5/2020)

Ambulâncias

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SES), o deslocamento dos pacientes com suspeita de Covid-19 será feito por oito ambulâncias brancas alugadas pela Prefeitura. Também foram alugadas duas ambulâncias UTI que contará com uma equipe 24 horas à disposição.

O contrato das ambulâncias UTI inclui os serviços de médico; enfermeiro, técnico de enfermagem e o motorista. A empresa também cuidará da desinfecção do veículo.

Homenagem

O nome do novo hospital homenageia o técnico de enfermagem do Hospital Unimed, Douglas Barbosa de Medeiros, que faleceu no dia 26 de abril em decorrência da Covid-19. A estrutura foi montada na Arena Multiuso, que fica às margens da rodovia Raposo Tavares (SP-270). (Com informações de Ana Cláudia Martins)

A estrutura foi montada na Arena Multiuso. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (25/5/2020)

Galeria

Confira a galeria de fotos