Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hemonúcleo quer receber mil doações até a ‘Semana do Doador’

18 de Novembro de 2020 às 08:31
Wilma Antunes [email protected]

Doação de sangue. Crédito da foto: Vinícius Fonseca

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro, a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) de Sorocaba quer atingir mil pessoas até a próxima semana. O objetivo da ação é utilizar plena capacidade do Hemonúcleo, que é de 170 doações diárias.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a unidade local chegou a registrar 40% de redução na sua reserva e está necessitando reforçar o estoque. A forte queda de doação é um reflexo do período de pandemia do novo coronavírus.

A situação é considerada crítica, segundo a Secretaria, mas a iniciativa pode reverter este quadro. O Hemonúcleo é responsável pelo abastecimento de bolsas de sangue de aproximadamente 35 hospitais, entre públicos e privados, da região. De acordo com a gerência da Colsan, todos os procedimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Sorocaba, as maiores demandas são pelos tipos sanguíneos O+, O-, A+ e também A-. Mas doadores de todos os tipos de sangue podem comparecer ao Hemonúcleo, desde que estejam dentro dos critérios exigidos pela Secretaria de Saúde.

A doação pode ser agendada pelo site da Colsan ou pelo aplicativo de celular “Colsan – Doe Sangue, Doe Vidas”, disponível para download em aparelhos com sistemas Android e iOS. Em Sorocaba, estão disponíveis 30 horários por dia para agendamento prévio.

Aplicativo  “Colsan – Doe Sangue, Doe Vidas” disponibiliza até 30 horários por dia para agendamento prévio. Crédito da foto: Vinícius Fonseca

Aumento da demanda

De acordo com Frederico Guimarães, gerente médico da Colsan de Sorocaba, a retomada de diversos procedimentos, que haviam sido reagendados por conta da Covid-19, fez com que a demanda por bolsas de sangue aumentasse.

“O número de doações não acompanhou o crescimento da demanda. A doação de sangue é um processo constante e estamos fazendo um trabalho intenso para aumentar os estoques” explica o gerente.

Atualmente, o Hemonúcleo recebe cerca de 90 doações de segunda a sexta-feira. O número aponta que 25% da reserva da unidade está esgotada. Em geral, a meta de 170 doações é alcançada somente aos sábados.

“É simples, seguro e uma única doação pode salvar até quatro vidas. Estamos com uma queda importante nas doações de sangue nesta época de pandemia, o que prejudica o atendimento de todos os pacientes graves atendidos em hospitais da região, com diversas patologias. Precisamos de um número estável e constante de doações para mantermos os estoques em níveis adequados. E por isso, pedimos ajuda de e apoio da população” ressalta o médico.

Medidas de proteção

Por conta da pandemia, novos protocolos de proteção contra o vírus foram adotados. Os postos de coleta respeitam o distanciamento social e disponibilizam álcool gel para higiene das mãos. Os profissionais da área técnica receberam orientações para uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs). A iniciativa tem como objetivo proteger a saúde dos doadores e dos profissionais da saúde.

Os critérios de triagem dos candidatos à doação de sangue também foram atualizados. Ficam inaptos ao procedimento aqueles tiveram contato direto com casos suspeitos ou confirmados da doença; participantes de teste de vacina experimental contra a Covid-19; profissionais de saúde que tiveram contato direto com pacientes infectados e pessoas com gripe ou resfriado.

Doar sangue ajuda a salvar vidas, reforça o Hemonúcleo de Sorocaba. E, para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. Os detalhes podem ser consultados no site da Colsan.

Os interessados em fazer a doação podem comparecer ao Hemonúcleo, que fica na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Jardim Vergueiro. O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 12h30. Outras informações podem ser obtidas nos telefones (15) 3224-2930 / (15) 3332-9464. (Wilma Antunes - Programa de estágio/Supervisão Jomar Bellini)

Galeria

Confira a galeria de fotos