Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hemonúcleo registra queda de 40% nas doações de sangue

13 de Novembro de 2020 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]

Hemonúcleo registra queda de 40% nas doações de sangue Doar sangue, de todos os tipos, ajuda a salvar vidas, reforça o Hemonúcleo. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (28/5/2020)

Os estoques de sangue do Hemonúcleo, da Associação Beneficente de Coleta de Sangue de Sorocaba (Colsan) estão muito baixos. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a unidade local chegou a registrar 40% de redução na sua reserva e está necessitando reforçar o estoque. A forte queda de doação é um reflexo do período de pandemia do novo coronavírus.

A Secretaria pede que a população doe sangue para aumentar a coleta e a disponibilidade de bolsas para a rede de saúde. Informou ainda que, em Sorocaba, as maiores demandas são pelos tipos sanguíneos O+, O-, A+ e também A-. Mas doadores de todos os tipos de sangue podem comparecer ao Hemonúcleo, desde que estejam dentro dos critérios exigidos pela Secretaria de Saúde.

O procedimento pode ser agendado pelo site da Colsan (www.colsan.org.br) ou pelo aplicativo de celular “Colsan - Doe Sangue, Doe Vidas”, disponível para download em aparelhos com sistemas Android e iOS.

Medidas de proteção

Por conta da pandemia, novos protocolos de proteção contra o vírus foram adotados. Os postos de coleta respeitam o distanciamento social e disponibilizam álcool gel para higiene das mãos. Os profissionais da área técnica receberam orientações para uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs). A iniciativa tem como objetivo proteger a saúde dos doadores e dos profissionais da saúde.

Os critérios de triagem dos candidatos à doação de sangue também foram atualizados. Ficam inaptos ao procedimento aqueles tiveram contato direto com casos suspeitos ou confirmados da doença; participantes de teste de vacina experimental contra a Covid-19; profissionais de saúde que tiveram contato direto com pacientes infectados e pessoas com gripe ou resfriado.

Doar sangue ajuda a salvar vidas, reforça o Hemonúcleo de Sorocaba. E, para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. Os detalhes podem ser consultados no site da Colsan.

Em Sorocaba, os interessados em fazer a doação podem comparecer ao Hemonúcleo, que fica na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Jardim Vergueiro. O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 12h30. Outras informações podem ser obtidas nos telefones (15) 3224-2930 / (15) 3332-9464. (Wilma Antunes)