Buscar no Cruzeiro

Buscar

Gestora do CHS pede na Justiça mais ônibus nas ruas em Sorocaba

27 de Março de 2020 às 11:37

Apenas 40% da frota está funcionando em Sorocaba. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (27/3/2020)

O Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), organização social de saúde que gerencia o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), entrou na Justiça para pedir a ampliação da operação do transporte coletivo na cidade.

A entidade entrou no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15º Região como terceiro interessado no processo sobre a paralisação do transporte coletivo. A ação foi movida pela Urbes – Trânsito e Trânsito e Transporte contra o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, após a paralisação total dos ônibus na última segunda-feira (23).

Na terça-feira (24), a desembargadora relatora Rosemeire Uehara Tanaka, do TRT-15 determinou a disponibilização de 60% da frota. No entanto, um acordo entre Urbes e o sindicato da categoria, que passou a valer na manhã desta quinta-feira, estabeleceu a retomada da operação com apenas 40% da frota, somente a trabalhadores de serviços considerados essenciais.

De acordo com Pietro Sidoti, responsável pelo departamento jurídico do Seconci-SP, na condição de gestor o Complexo Hospitalar de Sorocaba, (CHS), a organização social entende que “qualquer restrição de transporte coletivo que não emane do poder público competente como medida de combate ao Covid-19 dificulta o acesso do paciente ao sistema de saúde e restringe o acesso de funcionários da saúde aos seus postos nas unidades de atendimento”.

Com a paralisação, afirma, o CHS tem sofrido com a falta de funcionários que não conseguem chegar na unidade por falta de transporte.

Urbes

Questionada, a Urbes - Trânsito e Transportes informou que o Seconci peticionou ao TRT para requerer sua inclusão, como terceiro interessado, na ação ajuizada pela Urbes.  Requereu, ainda, a ampliação da frota diante da liminar concedida pelo TRT.

Informa que, em nenhum momento, o Seconci questiona o pedido de suspensão formulado, haja vista a possibilidade de formalização de acordo entre a Prefeitura, sindicato, Urbes e Empresas.