Buscar no Cruzeiro

Buscar

Justiça determina que ônibus voltem a circular em Sorocaba

24 de Março de 2020 às 14:03

Os ônibus devem voltar a circular na tarde desta terça (24). Crédito da foto: Vinícius Fonseca (24/3/2020)

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região (Campinas-SP) determinou o imediato retorno da operação do transporte coletivo em Sorocaba. A decisão atendeu a pedido feito pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, e divulgada na tarde desta terça-feira (24).

Segundo a Urbes, a liminar determina a disponibilização de 60% da frota em horários de pico, ou seja, das 5h às 8h e das 17h às 20h, e 40% da frota no restante do dia.

De acordo com a desembargadora relatora, Rosemeire Uehara Tanaka, a medida visa atender a necessidade da população que precisa se deslocar, especialmente aos profissionais que trabalham em serviços essenciais das áreas da saúde, segurança pública e abastecimento.

Desta forma, cabe ao sindicato da categoria acatar a decisão, sob pena de ser multado em R$ 50 mil por dia, valor que pode ser aumentado caso haja notícia do descumprimento e ação de violência e prejuízo ao patrimônio público.

A ação com pedido de liminar foi ajuizado pela Sorocaba e a Urbes – Trânsito e Transportes depois de serem surpreendidos com a paralisação 100% do transporte coletivo na cidade na segunda-feira, por volta das 11h, por determinação do sindicato da categoria.

A entidade sindical alegou que a medida foi tomada “por conta do agravamento do quadro de propagação do novo coronavírus no país”.O Sindicato dos Rodoviários foi procurado para comentar a decisão e informou que ainda não foi notificado. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)