Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fiéis são orientados a não soltar fogos de artifício na romaria

27 de Dezembro de 2019 às 19:58

Fiéis são orientados a não soltar fogos de artifício na romaria Tradicionalmente, os fogos são acionados quando a imagem chega à ponte Francisco Dell'Osso. Crédito da foto: Pedro Negrão (1/1/2016)

A Prefeitura de Sorocaba e a Igreja Católica orientam os fiéis a não soltar fogos de artifício na romaria de Aparecidinha. O objetivo é evitar o estresse e a ansiedade tanto em animais quanto em seres humanos.

O pedido foi protocolado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) de Sorocaba. O ofício foi entregue ao arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Akamine.

No ofício, assinado pelo secretário Maurício Mota, a Sema se coloca à disposição para ajudar na disseminação das orientações. Em resposta, Dom Júlio manifestou-se de forma favorável ao pedido.

Consequências

Segundo Mota, o barulho, associado ao medo, desencadeia uma resposta fisiológica de luta ou fuga. Isso ocorre pelo aumento da frequência cardíaca, vasoconstrição periférica, dilatação da pupila, piloereção e alterações no metabolismo da glicose.

No caso dos animais, o medo pode acarretar em fugas que podem causar acidentes, quedas, colisões, ataque epilético, desnorteamento, surdez, ataque cardíaco ou desaparecimento do animal. Consequentemente, o bicho pode percorrer longas distâncias e não conseguir voltar ao local de origem.

Estresse

Já em humanos, o barulho dos fogos causa estresse em crianças, incômodo em pacientes que estão nos leitos dos hospitais, mortes, ataques epiléticos, desnorteamento, surdez e ataque cardíaco. O som também pode ser nocivo principalmente para pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo. Há ainda o risco de queimaduras e até de amputação de membros naqueles que fazem a soltura de fogos de artifícios.

Em resposta ao pedido protocolado pela Prefeitura de Sorocaba, o arcebispo de Sorocaba Dom Júlio Akamine orientou os fiéis sobre o evento da Romaria de Aparecidinha. Ele atendeu ao pedido de avisá-los para não usar fogos de artifício no evento. “Mesmo que em outras manifestações incomodem muito mais, desejamos que, de nossa Romaria, o que mais se ouçam sejam as nossas orações e cantos”, finalizou. (com informações da Prefeitura de Sorocaba)

[irp posts="140402" ]