Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dengue: Zoonoses faz levantamento de índice larvário em Votorantim

26 de Outubro de 2020 às 07:58

Agentes de endemias visitam casas em busca de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Crédito da Foto: Divulgação / Prefeitura de Votorantim

Como forma de manter um combate efetivo ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Votorantim realiza o Levantamento de Índice Rápido (LIRA). Ao todo serão visitados 600 imóveis até o fim desta semana.

De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), durante o ano o Centro de Controle de Zoonoses realiza Avaliação de Densidade Larvária (ADL), e no mês de outubro é o LIRA. O trabalho dos agentes de endemias, consiste em visitar toda a cidade, com uma amostragem de casas em média cinco casas por quarteirão. Com o levantamento, é possível identificar e localizar os criadouros predominantes e a situação de infestação do mosquito Aedes Aegypti na cidade.

As residências são visitadas por meio de sorteio que é realizado aleatoriamente. Nas visitas, além das orientações de rotina, são relacionados em boletim todos os recipientes e caso seja encontrada as larvas do mosquito são coletadas.

Descarte de lixo

O Centro de Controle de Zoonoses destaca a importância do descarte do lixo de forma correta, não deixando matérias que podem ser criadouros da dengue, lembrando que os ovos do mosquito são depositados em recipientes mesmo sem água, podendo ficar por cerca de um ano e no momento que tiver água eclodir dando andamento ao ciclo do Aedes Aegypti.

O chefe de serviços de zoonoses, Edson de Almeida, explica que durante o LIRA, os agentes estão adotando todo o protocolo de segurança em relação a pandemia do Covid-19. “Contamos com o apoio dos moradores, pois as residências apresentam muitos recipientes com larvas do mosquito e precisam ser eliminados, ainda mais nesse período de chuva e calor”, disse.

Casos

Votorantim já ultrapassou o total de casos confirmados de dengue em 2019. No passado, o município registrou no total 166 contra 177 este ano. Além disso, no total, até a primeira quinzena de outubro, foram 1.137 notificações.

Os casos do município também preocupam já que os moradores de Votorantim e de Sorocaba constantemente se misturam. Dos casos confirmados sete são importados. Segundo a Prefeitura de Votorantim, até a primeira quinzena de outubro foi registrado um caso. Em setembro dois, e em agosto três. Já o pico de casos registrados ocorreu nos meses de março e abril.

A Secretaria da Saúde orienta o munícipe que, ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, deve procurar de imediato pela Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Votorantim)