Buscar no Cruzeiro

Buscar

Número de casos suspeitos de coronavírus chega a 16 em Sorocaba

12 de Março de 2020 às 18:45

Eleições 2020: Começa a corrida eleitoral para a Prefeitura de Sorocaba Fachada do Paço Municipal, em Sorocaba. Crédito da foto: Luiz Setti (11/1/2020)

A Secretaria Municipal de Saúde (SES) de Sorocaba divulgou, no início da noite desta quinta-feira (12), que a cidade tem, no momento, 16 casos suspeitos de coronavírus (Covid-19). Todos são moradores de Sorocaba, sendo 11 mulheres e cinco homens.

Segundo o governo municipal, eles encontram-se bem e mantidos em isolamento domiciliar. Do número total de suspeitos, 13 possuem histórico de viagem a países com circulação do vírus.

Outros três pacientes tiveram contato com suspeitos da doença. O número de ocorrências triplicou desde a última segunda-feira (9), quando o registro era de cinco casos suspeitos.

Casos suspeitos

O primeiro caso suspeito em Sorocaba foi registrado no dia 26 de fevereiro. Até o momento, seis notificações de suspeitas foram descartadas pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), órgão estadual responsável pelos exames da doença. Ainda não há previsão para os resultados.

A SES comunicou, por meio de nota, que os suspeitos estão sendo monitorados diariamente pela Vigilância Epidemiológica. Todos os pacientes com suspeita da doença foram atendidos em Unidades de Pronto Atendimento e hospitais de Sorocaba. Segundo a SES, nesses locais foram respeitados todos os critérios de higiene/etiqueta respiratória.

[irp posts="226786" ]

 

De acordo com o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, neste momento não há motivo para pânico e nem orientação para cancelamento de eventos na cidade. “Já possuímos um plano de contingência para enfrentamento do coronavírus caso a doença seja confirmada na cidade. Além disso, nos reunimos frequentemente com os estabelecimentos de saúde, públicos e privados, para atualizar os fluxos de atendimento, apresentar a situação epidemiológica local e estreitar relações com o objetivo de melhorar a assistência prestada”, ressalta.

Na Região Metropolitana de Sorocaba

Além de Sorocaba, Votorantim confirmou um caso suspeito de coronavírus. A paciente é uma mulher e ela está em isolamento domiciliar.

Também na Região Metropolitana de Sorocaba, a cidade de Tietê anunciou um novo caso suspeito de coronavírus. É o terceiro neste ano. Os outros dois já foram descartados. (Da Redação)