Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cooperativa de reciclagem será ampliada em Cerquilho

13 de Agosto de 2020 às 00:01

Cooperativa de reciclagem será ampliada em Cerquilho Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Cerquilho

A sede da Cooperativa de Reciclagem de Cerquilho (Recerq) está passando por uma ampliação. A obra, executada pela Prefeitura, tem o objetivo de fortalecer a estrutura e as condições dos 40 cooperados que atuam no local. Assim, a sede vai ganhar refeitório, vestiário, sanitário acessível, escritório e guarita com sanitária. Conforme a prefeitura, o galpão de triagem coberto deve ser ampliado e vão ser adquiridas, ainda, uma prensa e uma balança de pesagem de caminhões.

A verba para a ampliação é originada de um convênio com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro, cujo repasse é de R$ 1.008.371,32. Mas a contrapartida municipal é de R$ 53.072,18. Dessa forma, a expectativa é de que a ampliação aumente a eficácia da separação da coleta seletiva, diminua a perda dos materiais recicláveis e, consequentemente, eleve a vida útil do Aterro Sanitário Municipal.

Coleta e reciclagem

O volume do material coletado na cidade diariamente é de sete a oito toneladas. A Recerq funciona em regime estatutário e, por convênio com a Prefeitura, os caminhões de coleta são emprestados em comodato. A coleta é realizada semanalmente no perímetro urbano e quinzenalmente na área rural. Os materiais são enviados para o galpão de triagem, separados, prensados e, por fim, comercializados.

A maioria dos materiais coletados corresponde a plástico, vidro, alumínio, ferro, isopor, papelão e óleo de cozinha. Após a comercialização, a cooperativa contabiliza a receita total, desconta as despesas correntes mensais e divide o que resta entre os cooperados. (Erick Rodrigues)