Buscar no Cruzeiro

Buscar

Com frota reduzida, usuários relatam aglomerações em linhas de ônibus

31 de Março de 2021 às 10:00

Com frota reduzida, usuários relatam aglomerações em ônibus em Sorocaba. Crédito da Foto: Arquivo pessoal

Passageiros relataram aglomerações em linhas de ônibus que circulam por Sorocaba nesta quarta-feira (31). No primeiro dia do feriado emergencial na cidade, o transporte coletivo está operando com apenas 40% da frota, seguindo a tabela de horários adotada aos domingos.

As imagens enviadas a redação do jornal Cruzeiro do Sul mostram aglomeração na linha do Interbairros que passa pela Avenida General Carneiro. Além disso, é possível ver uma grande quantidade de pessoas esperando nos pontos de ônibus. Outro leitor encaminhou imagens do Terminal Santo Antonio por volta das 6h50, também com filas.

Ouvintes da rádio Cruzeiro FM 92,3 também enviaram reclamações sobre a situação dos ônibus em Sorocaba. "São Bento, Lopes de Oliveira, Paineiras estavam lotados como se fosse um dia normal", afirmou o ouvinte Marcelo. Já o passageiro Paulo Andrade relatou atrasos nos horários. "O interbairros que era para passar às 5h15 só chegou às 6h. Quase não consegui entrar no ônibus, de tanta gente que tinha".

Em entrevista ao Jornal da Cruzeiro, na rádio Cruzeiro FM 92,3, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) afirmou que "não admite" ônibus circulando lotados durante a pandemia e que deve adotar mudanças na decisão da Urbes. "Doeu o meu coração. Foi uma determinação para que isso não acontecesse. O grande vilão é o ônibus, são grandes transmissores. Amanhã não vai acontecer de novo", afirmou. Em nota, a prefeitura disse que a Urbes vai intervir "imediatamente em todas as linhas necessárias, para que não haja aglomeração, assim como está verificando outras medidas de solução".

https://www.youtube.com/watch?v=ZNpcPo_Q-LM

Frota reduzida

A Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Urbes – Trânsito e Transportes, informa que o transporte público coletivo vai operar com 40% da frota entre esta quarta-feira (31) e o dia 6 de abril. A medida será adotada devido à previsão de diminuição da demanda decorrente da antecipação emergencial de feriados pela administração municipal, como forma de evitar a proliferação da Covid-19.

A previsão da Urbes é que 135 ônibus, de uma frota total de 331, estejam nas ruas. Todas as 110 linhas operadas pelas empresas concessionárias de ônibus em Sorocaba serão mantidas, porém, em horários especiais reduzidos. Serão cerca de 2.700 viagens ao dia, frente às 6.800 em dias úteis normais.

A Urbes afirmou que manterá o monitoramento diário das linhas e das viagens, como forma de evitar aglomeração e, caso seja necessário, fará melhorias rápidas no serviço. “Podemos ampliar horários, colocar mais carros, tudo para evitar aglomeração. Porém, a população precisa entender o pelo de não sair sem necessidade, para que a oferta do serviço programada atenda a demanda”, diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franquim.

As consultas aos horários e itinerários dos ônibus pode ser feita pelos aplicativos CittaMobi e Info Bus, disponíveis para download, tanto para tecnologia Android, quanto para iOS. Com eles, é possível acompanhar, em tempo real, a distância do veículo até o ponto de ônibus em que o passageiro se encontra. Os horários também podem ser consultados na página da Urbes ou pelo telefone, discando 118. (Da Redação)