Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clima fica tenso entre vereadores durante sessão na Câmara de Sorocaba

25 de Junho de 2019 às 12:41
Marcel Scinocca [email protected]

https://youtu.be/eJsS-rvi2sA

O clima ficou tenso, mais uma vez, durante a sessão ordinária da Câmara de Sorocaba desta segunda-feira (25). O embate ficou por conta da vereadora Iara Bernardi (PT) e Luís Santos (Pros).

Durante o uso da tribuna por Luís Santos, que também é pastor, a vereadora petista chegou a retirar o microfone do parlamentar. Tudo registrado pela TV Legislativa, que transmitia a sessão.

A fala de Luis Santos girava em torno de um cartaz que, segundo ele, foi usando durante uma avaliação de sociologia em uma escola da rede estadual de ensino situada em Sorocaba. Santos disse, além de outras coisas, que a vereadora era a favor do aborto. “Ela é a favor do aborto, de jogar essa loucura contra os cristãos”, relatou.

A parlamentar reagiu, retirando os dois microfones de Luís Santos. “É melhor você moderar sua fala que você está falando de mim, aqui”, disse a vereadora. O presidente da Câmara, vereador Fernando Dini (MDB), reagiu advertindo Iara.

Mais tarde, a vereadora comentou a questão. Segundo ela, seu nome foi usado de forma irregular. “Ele faz a gente perder a paciência, porque só usa a tribuna para falar dessas questões”, justificou. “Ele fale o que ele quiser, mas não usando o meu nome.”

[irp posts="134881" ]

 

Luis Santos voltou à tribuna. Ele pediu desculpas, no caso de alguém ter se ofendido, mas disse que vai continuar com suas opiniões. À imprensa, o parlamentar também se justificou. “Não falei aquilo gratuitamente”, comentou, dizendo que tem documentos onde a vereadora trata das questões envolvendo o aborto.

O presidente da Comissão de Ética da Câmara, Anselmo Neto (PSDB), afirmou que nada pode fazer. “Não cabe aos membros da Comissão provocar seu próprio trabalho”, disse. Segundo ele, somente uma denúncia à Comissão provocará a abertura de algum procedimento. Ele avaliou a situação como exagerada, tanto de Luis Santos, quando de Iara. (Marcel Scinocca)