Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cláudio do Sorocaba I é eleito presidente da Câmara até 2022

01 de Janeiro de 2021 às 12:03
Marcel Scinocca [email protected]

O vereador Claudio do Sorocaba I (PL) é o novo presidente da Câmara de Sorocaba até 2022. Crédito da foto: Fábio Rogério (01/01/2021)

Atualizada às 18h34

O vereador Claudio do Sorocaba I (PL) é o novo presidente da Câmara de Sorocaba. Ele permanecerá no cargo até 2022. O parlamentar recebeu 13 votos dos 20 possíveis. A escolha ocorreu em sessão tensa realizada nesta sexta-feira (1). Foi a primeira sessão do ano e da nova legislatura.

Gervino Cláudio Gonçalves, que é natural do estado do Paraná, já ocupou a Presidência da Casa. A situação ocorreu por duas vezes, em 2014 e 2015, quando seu partido se chamava PR e quando os mandatos no Legislativo durava apenas um ano. O novo presidente da Câmara está no seu quarto mandato. os três primeiros foram entre 2004 e 2016.

O novo presidente garantiu que sua gestão pautada na independência da Câmara, que cumprirá o seu papel fiscalizador. “Somos aliados. mas não alienados. Vamos analisar o projetos que forem de interesse da população e se for de interesse, eles serão aprovados. Ele ainda avaliou os trabalhos do primeiro dia da nova legislatura. “Aqui é uma Casa de debates. Teremos ainda mais polêmica, mas estamos preparados para isso”, diz.

Antes, porém, se apresentaram como presidenciáveis Iara Bernardi (PT), Péricles Régis (MDB) e Cláudio do Sorocaba I (PL). Houve polêmica e debate com a situação, quando foi sugerido que os candidatos apresentassem suas propostas, o que foi rejeitado, especialmente pelos novos vereadores.

A proposta havia sido aceita, mas os parlamentares voltaram atrás. Vitão do Cachorrão chegou a ignorar questões de ordem, o que contraria o Regimento da Casa. Ele e foi alertado pelo Jurídico sobre o ato falho.

Italo Moreira, João Donizeti e Cícero João consideraram a discussão desnecessária, já que no tempo tomado poderia ter ocorrido a apresentação de propostas. Durante o voto, o clima ficou tenso entre Iara Bernardi e Vitão. Com interrupções contantes em sua fala por parte do parlamentar que presidia a sessão. Iara Bernardi recebeu quatro votos e Péricles Régis recebeu três votos.

Mesa Diretora

Além do presidente, a Mesa Diretora da Câmara também teve eleitos seus demais membros. Luis Santos (Republicanos), 1° vice-presidente; Fausto Peres (Podemos), 2° vice-presidente; Cícero João (PTB), 3° vice-presidente; Fábio Simoa (Republicanos), 1° secretário; João Donizeti (PSDB), 2° secretário; e Silvano Jr. (Republicanos), 3° secretário.

Comissões

As 18 comissões da Câmara de Sorocaba também tiveram seus membros redefinidos e ficaram da seguinte forma:

  • Comissão de Justiça: Luis Santos, presidente; Cristiano Passos e João Donizeti, membros.
  • Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias: Ítalo Moreira, presidente; Vitão do Cachorrão e Cristiano Passos, membros.
  • Comissão de Obras, Transportes e Serviços Públicos: Silvano Jr., presidente; Fausto Peres e Francisco França, membros.
  • Comissão de Educação e Pessoa Idosa: Dylan Dantas, presidente; Vinícius Aith e Salatiel Hergesel, membros.
  • Comissão de Cultura e Esportes: Fausto Peres, presidente; Silvano Jr. e Fábio Simoa, membros.
  • Comissão de Cidadania, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Discriminação Racial: Cristiano Passos, presidente; Dylan Dantas e Fernanda Garcia, membros.
  • Comissão de Ciência e Tecnologia: Salatiel Hergesel, presidente; Silvano Jr. e Rodrigo do Treviso, membros.
  • Comissão de Segurança Pública: Francisco França, presidente; Dylan Dantas e Cícero João, membros.
  • Comissão de Acessibilidade e Mobilidade: Cícero João, presidente; Luis Santos e Francisco França, membros.
  • Comissão de Agricultura e Abastecimento e Nutrição: Rodrigo do Treviso, presidente; Cícero João e João Donizeti, membros.
  • Comissão de Empreendedorismo, Trabalho, Capacitação e Geração de Renda: Vinícius Aith, presidente; Ítalo Moreira e Rodrigo do Treviso, membros.
  • Comissão de Habitação e Regularização Fundiária: Fábio Simoa, presidente; Vitão do Cachorrão e Iara Bernardi, membros.
  • Comissão de Meio Ambiente e de Proteção e Defesa dos Animais: João Donizeti, presidente; Fausto Peres e Iara Bernardi, membros.
  • Comissão de Saúde Pública: Vitão do Cachorrão, presidente; Fabio Simoa e Fernanda Garcia, membros.
  • Comissão de Turismo: Iara Bernardi, presidente; Ítalo Moreira e Luis Santos, membros.
  • Comissão dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude: Fernanda Garcia, presidente; Vinicius Aith e Salatiel Hergesel, membros.
  • Comissão de Redação: é formada pelos três secretários da Mesa Diretora, sendo eles Fábio Simoa (1° secretário), presidente; João Donizeti (2° secretário) e Silvano Jr. (3° secretário), membros.
  • Comissão de Ética e Decoro Parlamentar: Regimentalmente, a comissão é formada pelos líderes dos partidos com representatividade na Câmara, sendo que foram indicados pelas bancadas Fernando Dini (MDB), Salatiel Hergesel (PDT), Claudio Sorocaba 1 (PL), Fausto Peres (Podemos), Vinícius Aith (PRTB), Dylan Dantas (PSC), Dr. Hélio Brasileiro (PSDB), Rodrigo do Treviso (PSL), Fernanda Garcia (Psol) Iara Bernardi (PT), Cícero João (PTB) e Cristiano Passos (Republicanos).
  • Liderança – Para a legislatura atual, o prefeito Rodrigo Manga indicou como liderança do governo na Câmara Municipal o vereador João Donizeti (PSDB), e o vereador Luis Santos (Republicanos) para o cargo de vice-líder. (Marcel Scinocca)