Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cerca de 90 árvores mortas serão retiradas de ruas e parques em Sorocaba

09 de Setembro de 2019 às 16:54

Cerca de 90 árvores mortas serão retiradas de ruas e parques em Sorocaba Árvore morte será retirada de calçada em Sorocaba. Crédito da foto: Secom Sorocaba (9/9/2019)

Aproximadamente 90 árvores mortas serão retiradas de calçadas e parques em Sorocaba. A ação preventiva teve início na semana passada pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema). O processo terá duração de 90 dias.

Tecnicamente, o trabalho é denominado de manutenção preventiva da arborização urbana. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, esse trabalho visa antecipar o período das fortes chuvas de verão. Nessa época, os casos de queda de árvore são mais frequentes.

Segundo Maurício Tavares da Mota, titular da Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, serão removidas as árvores mortas por causas naturais ou desconhecidas. Foram identificados em torno de 90 exemplares arbóreos de todas as regiões da cidade. A previsão é finalizar essa operação em cerca de 90 dias.

Na semana passada foram removidas cinco árvores. Elas estavam nos bairros Jardim Abaeté, Vila Gabriel, Jardim Piratininga, Santa Rosália e Jardim Maria do Carmo.

O trabalho desta semana será realizado no bairro do Éden. Entre os exemplares, um fica na calçada da rua Luiz Gonçalves Camargo. O outro está situado no canteiro central da rua Bonifácio de Oliveira Cassu.

Todo o material removido será aproveitado no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. A madeira será usada para estruturar os puleiros e viveiros de pássaros e outros animais.

Doação de mudas

A Secretaria do Meio Ambiente disponibiliza gratuitamente ao cidadão mudas de espécies variadas no viveiro do Parque Natural Chico Mendes para repor a árvore removida. No local, as pessoas recebem informações sobre as características de cada espécie.

O viveiro do Parque Chico Mendes funciona de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 15h. Está localizado na avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista. Mais informações sobre a doação de mudas podem ser obtidas pelo telefone (15) 3228-1256. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

[irp posts="107300" ]