Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cerca de 50 cães foram encontrados debilitados em canil de Piedade

14 de Fevereiro de 2019 às 15:45

Canil fica no bairro das Goiabas, em Piedade. Crédito da foto: Polícia Ambiental

Pelo menos 46 dos 1.500 cães encontrados no canil descoberto em Piedade foram retirados do local, quarta-feira (13) à noite, por estarem debilitados. Todos eram filhotes. O laudo para comprovar os maus-tratos ainda não foi concluído. O destino dos cachorros não foi divulgado pela Polícia Militar Ambiental para evitar a procura de interessados em adotá-los.

A retirada dos cães debilitados ocorreu na noite de quarta-feira (14), segundo informação da seção de Comunicação Social da corporação. O trabalho foi acompanhado por representantes da Subsecretaria dos Animais do Estado de São Paulo, veterinários de Piedade e voluntários.

O canil, utilizado para procriação de animais para comercialização, situado no bairro das Goiabas, permanece interditado. Todos os animais estão à disposição da Justiça.

Segundo a Polícia Ambiental, a demora em constatar a situação geral do canil ocorre pela necessidade de se ter laudos individuais dos animais. Outros aspectos também têm sido apurados, como o impacto ambiental por conta do escoamento de esgoto e de alvarás para funcionamento.

[irp posts="75734" ]

 

Somente após todo levantamento é que o caso será levado ao âmbito da Polícia Civil. Para cada animal vítima de maus-tratos, a multa pela Polícia Ambiental é de R$ 3 mil.

Cachorros estavam separados em baias sem higiene. Crédito da foto: Polícia militar Ambiental

O canil foi descoberto quarta-feira (13) mediante denúncia anônima. No local, os policiais ambientais se depararam com os cães separados em baias e sem higiene, além de medicamentos vencidos.

O 1º tenente André Manoel da Silva, comandante interino da Polícia Ambiental de Sorocaba, acompanha pessoalmente os trabalhos, que se iniciam por volta das 5h e se estendem até perto da meia-noite. A Guarda Civil Municipal (GCM) se mantém no local 24h por dia, a fim de garantir a segurança dos animais e do local. (com informações de Adriane Mendes)

Galeria

Confira a galeria de fotos