Buscar no Cruzeiro

Buscar

Captação de córneas fica suspensa por mais 30 dias

22 de Agosto de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Captação de córneas fica suspensa por mais 30 dias A decisão preocupa a direção do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). Crédito da foto: Fábio Rogério (14/8/2020)

O Sistema Estadual de Transplantes do Estado anunciou nesta sexta-feira (21) que prorrogou por mais 30 dias, a partir deste sábado (22), a suspensão da captação de córneas para os casos de doadores falecidos após a parada do coração. O documento é assinado pelo coordenador estadual Francisco de Assis Salomão Monteiro.

A decisão preocupa o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), que está praticamente sem córneas por conta da suspensão da captação e doações, o que já afeta inclusive os transplantes, em função da pandemia do coronavírus.

O BOS divulgou a situação na semana passada e aguardava uma nova decisão do Sistema Estadual de Transplantes. Mas não com relação à prorrogação da suspensão da captação de córneas, e sim a sua retomada.

Córneas somente de doadores com morte encefálica

No documento, o coordenador afirma que somente serão captadas as córneas provenientes de doadores com morte encefálica. Além disso, córneas viáveis, que estejam próximas do vencimento e que deverão ser preservadas em glicerina.

Na semana passada, o governo estadual disse que, por orientação do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), as captações de tecidos, como, por exemplo, córneas, estão temporariamente suspensas durante a pandemia.

“Os procedimentos eletivos serão reagendados para garantir a segurança de todos. A Central Estadual de Transplantes monitora rigorosamente critérios técnicos e epidemiológicos da pandemia. Para isso, tem o apoio do Centro de Contingência do Coronavírus, que acompanha os pareceres do SNT quanto à possibilidade de retomada dos transplantes de córneas para orientar os serviços de referência de SP”, diz.

Falta de córneas é crítica

Conforme o superintendente do BOS, Edil Vidal de Souza, a situação da falta de córneas para transplantes continua crítica no hospital de Sorocaba.

Ele afirma ainda que em toda a comunidade médica e de especialistas do setor de oftalmologia, no Brasil e do exterior, não há sentido na continuidade da suspensão de captação e doação de córneas no Estado.

“A espera pelos procedimentos já registrou aumento de 22% e temos mais de 3 mil pacientes aguardando avaliação”, destaca.

Transplantes eletivos suspensos

O BOS destaca também que os transplantes eletivos de córneas estão suspensos por determinação governamental.

“Isto tem aumentado significativamente a fila de espera pelo procedimento. A projeção da fila no Estado, que antes da pandemia era de até 10 meses, já chega a quase cinco anos (55 meses). De 2.500 pessoas que estavam na fila, atualmente há 3.174. Somente na região que envolve o BOS, o número de pessoas inscritas saltou de 478 para 747. As captações de córnea também estão praticamente paradas. Antes do problema, a média de captações de córneas mensais era de 1.236 no Estado e 930 pelo BOS. Mas, agora, está em 94 e apenas 20, respectivamente, no último mês de julho”, aponta.

Secretaria de Estado da Saúde

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou que, por orientação do Sistema Nacional de Transplantes, as captações de tecidos, como córneas, estão temporariamente suspensas durante a pandemia -- não sendo uma medida unilateral de São Paulo.

A pasta afirma que acompanha os pareceres do SNT quanto à possibilidade de retomada dos transplantes de córneas para orientar os serviços de referência de São Paulo, e afirma que, hoje, o Estado tem disponibilidade do tecido, com 45 córneas disponíveis em diversos serviços, incluindo o Banco de Olhos de Sorocaba - unidade Tatuapé (São Paulo).

Conforme a pasta estadual, em 2020, até a segunda quinzena de agosto, foram realizados 3.722 transplantes em São Paulo, sendo 1.456 de córnea, especialmente nos casos de urgência.

Eletivos são reagendados

Já os procedimentos eletivos (que não oferecem risco iminente ao paciente) serão reagendados para garantir a segurança de todos.

Dessa forma, o Estado aponta ainda que, por conta da pandemia, medidas de segurança e novos protocolos precisaram ser adotados, e conforme diretriz do SUS, pessoas com diagnóstico da doença com menos de 28 dias da regressão completa dos sintomas de coronavírus não podem ser doadores de órgãos.

A captação é autorizada apenas nos casos de morte encefálica que testaram negativo para Covid-19. (Ana Cláudia Martins)