Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campanha distribui 4 mil máscaras nos terminais de ônibus em Sorocaba

14 de Maio de 2020 às 17:31
Ana Claudia Martins [email protected]

 

campanha máscara legal Máscara é entregue a usuária do transporte coletivo de Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério (14/5/2020)

A campanha “Máscara Legal” entregou gratuitamente mais 4 mil protetores faciais em Sorocaba. As ações foram realizadas nesta quinta-feira (14), nos dois terminais de ônibus da cidade.

A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, a Urbes - Trânsito e Transportes, a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, e a Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, que mantém a rádio Cruzeiro FM 92,3.

Desinfecção

O evento teve início às 15 horas e agradou passageiros do transporte coletivo. Além da distribuição do acessório, os terminais Santo Antonio e São Paulo também contaram com uma demonstração da cabine de desinfecção. Elas foram instaladas e cedidas em caráter experimental por uma empresa da cidade.

De acordo com a empresa proprietária da cabine, o equipamento possui borrifadores. O objetivo é promover a higienização das pessoas que passam através dela.

Também foram entregues folhetos de orientação com dicas de prevenção à Covid-19. Os impressos foram doados pela empresa Seritec.

Produção das máscaras

Parte das máscaras que tem sido entregues à população está sendo confeccionada pelas cooperadas da Cooperativa de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região (Coopereso). Esse trabalho é feito na oficina de costura da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur).

As máscaras entregues na ação são acondicionadas em embalagens individualizadas e com um folheto de orientação sobre o seu uso correto. “A ideia é distribuir o maior número possível de máscaras”, destaca o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Maurício Mota, um dos articuladores do projeto.

Segundo ele, a proposta da Prefeitura é que novos parceiros adiram ao edital de chamamento publicado na edição de 5 de maio do Jornal do Município, para conseguir mais doações.

Próxima ação

A próxima ação da campanha “Máscara Legal” também já tem data marcada. Ocorrerá neste sábado (16), nas imediações da Área de Transferência do Jardim Ipiranga. O evento está programado para ocorrer das 10h às 13h.

A nova programação foi definida em uma reunião entre representantes da Prefeitura de Sorocaba, da Urbes, da FUA e Fundação Cultural Cruzeiro do Sul para detalhar a ação nos terminais, na quarta-feira (13).

A primeira ação da campanha foi no último sábado (9), quando foram distribuídas cerca de 2 mil máscaras, num “pedágio” realizado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista.

Campanha agradou

Quem passou pelos terminais Santo Antônio e São Paulo na tarde desta quinta-feira (14) em Sorocaba aproveitou para pegar máscara gratuitamente, por meio da campanha “Máscara Legal”. A iniciativa foi elogiada pelos passageiros do transporte coletivo.

A cozinheira Márcia de Oliveira Amaro, 40 anos, recebeu uma máscara da campanha e ficou contente. Ela disse que já usa o acessório diariamente no trabalho e que também usava para sair de casa. “Pela gravidade da situação é muito importante a gente usar e passou a ser obrigatório. E é bom a gente ter sempre mais de uma máscara para usar, então, achei ótimo ganhar uma”, conta.

[irp posts="250759" ]

 

O autônomo João Carlos Capelim, 61 anos, passou na tarde desta quinta-feira (14) no Terminal Santo Antônio e ficou feliz em ganhar uma máscara. Ele conta que comprou algumas que usa diariamente para trabalhar e ao sair de casa. “Agora é obrigatório usar, então, quanto mais a gente tiver máscara melhor, ajuda bastante”, afirma.

Segundo ele, os sorocabanos já aderiram à medida e estão cientes da necessidade do uso do acessório para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos