Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campanha Máscara Legal distribui item de proteção em Sorocaba

09 de Maio de 2020 às 12:42

Campanha Máscara legal Condutores que passaram na sede da FUA receberam as máscaras de proteção (09/05/2020). Crédito da Foto: Vinícius Fonseca

 

Atualizada às 17h43

Quem passou de carro ou caminhando pela avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, na manhã deste sábado (9), participou da campanha Máscara Legal. Nela, foram distribuídos os itens de proteção ao novo coronavírus.

A iniciativa foi da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) e a da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba e a Urbes — Trânsito e Transportes. A ação começou às 10 horas e terminou às 13 horas.

Agentes de trânsito da Urbes orientaram os motoristas que trafegavam no local em direção ao ponto de distribuição das máscaras, em frente à sede do Jornal Cruzeiro do Sul e da rádio Cruzeiro FM. Na parada, os condutores recebiam folhetos educativos sobre como se prevenir contra a Covid-19, além dos itens lacrados em sacos plásticos previamente higienizados.

As máscaras de pano foram confeccionadas nas instalações da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten). De acordo com o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Maurício Mota, cinco mil unidades foram produzidas pelas cooperadoras da Coopereso. “A maior parte desse material vem dessa parceria da Prefeitura com o Fundo Social de Solidariedade, outras têm vindo por meio de doações de empresas” explica Mota.

Participando do evento, Marco Aurélio Lahan Dottori, membro do Conselho de Administração da Fundação Ubaldino do Amaral, destacou a relevância da ação em um momento de pandemia. “Em um momento tão delicado como esse, que Sorocaba e o Brasil estão passando, nós não poderíamos fugir dessa nossa obrigação em ajudar a cidade que nos acolheu”, avalia.

Gerdy Rodrigues da Silveira, presidente da Diretoria Executiva da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, que mantém a Cruzeiro FM 92,3, comentou sobre o papel essencial da informação no combate ao novo coronavírus. “Nós estamos aqui participando da divulgação dessa campanha, acho que é o início de algo muito maior. Nós precisamos fazer essas máscaras chegarem às pessoas que precisam. A informação é fundamental. Você conversa com as pessoas e elas não sabem o que fazer, como pega a doença e porque o uso da máscara”, garante Silveira.

Solidariedade

O técnico eletricista Elivaldo Correa Silva das Neves ficou sabendo da campanha de doação através da programação da rádio Cruzeiro FM 92,3 e fez questão de comparecer ao evento para garantir a proteção de toda a família. "Em casa a gente ainda estava sem condições de manter as máscaras para todos de forma correta, para revesar durante o dia e fazer a troca. Ontem, eu ouvi na rádio e decidi vir buscar para as crianças" relata.

A campanha Máscara Legal continuará na próxima semana. Na quinta-feira (14), as doações ocorrerão simultaneamente nos terminais de ônibus Santos Antônio e São Paulo. A organização do evento também planeja levar a iniciativa às avenidas principais de Sorocaba.

[irp posts="248212" ]

 

Quem quiser contribuir pode se unir à parceria entre a Fundação Ubaldino do Amaral e a Prefeitura de Sorocaba, como explica o membro do conselho. "Qualquer empresa, pessoa física ou jurídica, que quiser participar pode entrar em contato com a FUA e fazer a sua doação", indicou Marco Aurélio Lahan Dottori.

Concomitantemente à doação de máscaras de prevenção à Covid-19, a FUA também encabeça uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis. Eles serão destinados a famílias necessitadas de Sorocaba. (Wesley Gonsalves)

Galeria

Confira a galeria de fotos