Buscar no Cruzeiro

Buscar

Anselmo Bastos assume vaga de vereador em Sorocaba

11 de Setembro de 2020 às 15:57

Câmara Municipal de Vereadores em Sorocaba Anselmo Bastos (esq.) conversa com Fernando Dini, presidente do Legislativo sorocabano. Crédito da foto: Divulgação / Câmara de Vereadores de Sorocaba (11/9/2020)

O advogado Anselmo Bastos (MDB) assumiu de maneira provisória, no início da tarde desta sexta-feira (11), uma das 20 vagas da Câmara Municipal de Sorocaba. O suplente substituirá o parlamentar Luís Santos (Republicanos), internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da cidade por conta de complicações relacionadas à contaminação do novo coronavírus.

Conforme divulgado pelo Poder Legislativo, o ato de posse foi realizado pelo presidente da Casa, o vereador Fernando Dini (MDB). O advogado requereu oficialmente o cargo na quinta-feira (10).

Por enquanto, não há um prazo determinado para sua permanência à frente da cadeira. Ele deve permanecer enquanto durar o prazo constante do atestado médico de Luís Santos, protocolado na Câmara nesta sexta-feira (11).

O vereador do Republicanos está afastado dos trabalhos desde 24 de agosto, quando deu entrada no Hospital Evangélico. Seis dias depois, Santos precisou ser transferido à UTI devido à necessidade do auxílio de respiração mecânica.

De acordo com o último boletim de saúde, divulgado no início da noite de sexta-feira (11) pela família, o parlamentar apresentou uma melhora expressiva com o tratamento e já não precisa mais dos aparelhos respiratórios, bem como a sedação. Nos próximos dias, segundo a família, Santos passará por novos exames para confirmar se está curado da Covid-19.

Futuro indefinido

O vereador Francisco Martinez (PSDB) também está afastado do cargo após testar positivo para Covid-19 e sofrer complicações da doença. O representante com o maior número de mandatos da Casa foi internado na UTI de um hospital da capital paulista em 17 de agosto.

Cerca de 15 dias depois, Martinez deixou a UTI. Ele foi transferido a uma unidade semi-intensiva.

Assim como o colega de trabalho, após 25 dias do afastamento do representante do PSDB, sua cadeira no Legislativo sorocabano também está disponível para ser assumida pelo sucessor. Questionada, a Câmara informou que, até o momento, não houve a provocação oficial por parte do suplente.

Segundo as últimas informações divulgadas pela família de Martinez, o vereador segue em observação e está se recuperando bem. O quadro é estável, mas ainda requer cuidados.

Conforme apurou a reportagem, por enquanto, o PSDB ainda não discutiu a possibilidade de apontar um substituto à vaga na Câmara de Sorocaba, enquanto Martinez permanecer internado.

21 vereadores

Com o afastamento do vereador Luís Santos, que foi substituído por seu suplente Anselmo bastos, a Câmara de Sorocaba começará a pagar pelos subsídios de 21 parlamentares. Conforme o jurídico do Legislativo, diante do afastamento por motivos de saúde, os representantes têm garantido pelo regimento interno Casa a manutenção de salários e benefícios, como o plano de saúde.

A posse do suplente frente à vacância do cargo gerou surpresa à família de Santos. Por meio de nota da assessoria de imprensa, os familiares parlamentar afastado relembraram que o atestado médico apresentado expira já na próxima quarta-feira (16).

O grupo explicou que não foi notificada pela Câmara Municipal, mas sim pelas notícias divulgadas pela imprensa local. “O que os familiares e a assessoria pedem é o apoio de todos e não notícias como essa, justamente agora que Luis Santos apresenta essa recuperação expressiva”, pedem os familiares. (Wesley Gonsalves)

Atualizada às 21h45