Buscar no Cruzeiro

Buscar

Águias-cinzentas passam por avaliação médica no zoológico de Sorocaba

28 de Junho de 2019 às 23:15

Funcionários do zoológico durante atendimento à águia cinzenta. Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba

O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros de Sorocaba realizou nesta semana o check-up de duas fêmeas de águias cinzentas. O objetivo foi verificar a saúde dos animais.

As águias-cinzentas Urubitinga coronata possuem 34 anos e foram apelidadas pela equipe técnica do zoológico de Sorocaba de Pepê e Nenêm. Elas passaram por procedimentos médicos, por avaliação clínica, coleta de sangue, foram medidas e pesadas. Os animais estão em ótimo estado de saúde, pesando 3,2 quilos, o que é considerado padrão normal para esta espécie.

A águia cinzenta é uma das maiores aves que existe no Brasil, ocorre em todos os ecossistemas, com predominância na Mata Atlântica e no Cerrado. Possui o hábito de caçar pequenos roedores e mamíferos, além de aves e répteis.

A espécie está ameaçada de extinção. Isto acontece, principalmente, devido à descaracterização do seu habitat. Sofrem, também, com a utilização exagerada dos defensivos agrícolas em áreas rurais, causando grandes mortalidades na espécie, má formação de ovos (reprodução), e outras mazelas. Além dos casos de abate, por pessoas desinformadas e criminosas.

[irp posts="24046" ]

 

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, as avaliações médicas são realizadas com frequência nos animais do zoológico de Sorocaba. O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. (com informações da Prefeitura de Sorocaba)