Buscar no Cruzeiro

Buscar

Acelerador linear da Santa Casa ganha aval técnico para funcionar

26 de Novembro de 2019 às 21:10

Aparelho de radioterapia não tem prazo para funcionar Centro Regional de Oncologia da Santa Casa. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (26/6/2018)

Os técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) concederam aval para o funcionamento do acelerador linear de radioterapia da Santa Casa de Sorocaba nesta terça-feira (26).

[irp posts="80658" ]

 

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Irmandade Santa Casa de Sorocaba, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, os técnicos visitaram a casamata do hospital e deram sinal verde para a operação.

O dispositivo é responsável por emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos (como o do câncer) e chegou ao hospital em 31 de outubro do ano passado, por intermédio do Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde.

"Agora dependemos da última visita da Vigilância Sanitária, que já nos visitou meses atrás e viu que já estava tudo perfeito. Também já temos o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Aguardemos a data de inauguração do Ministério da Saúde", escreveu padre Flávio. (Da Redação)

Técnicos da Comissão Nacional de Engenharia Nuclear (Cnen) visitaram a Santa Casa. Crédito da Foto: Divulgação