Buscar no Cruzeiro

Buscar

Quarto dia da Oficina de Fotografia - Ruas Históricas

21 de Julho de 2018 às 12:02

Rodolfo Schian - [email protected]

O quarto dia da Oficina de Fotografia – “Ruas Históricas” foi um dia especial a todos fotógrafos do projeto e um dia com muito mais borboletas no estomago que o dia de abertura de uma exposição.

Foi o dia de expor o resultado das melhores imagens obtidas na saída fotográfica da última terça-feira, e se submeter a crítica de seus colegas (para ler o artigo anterior click neste link). O encontro não poderia ter sido melhor e tão agradável, entre suspiros, seriedades, encontramos muitos risos, graças a perfeita intermediação do Prof. Edeson Souza, que buscou levar a grandeza da arte dentro da humildade humana.

Vale lembrar que este projeto, se trata de uma oficina com parceria da a Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur) com o Governo do Estado e o Grupo Imagem, além de promover o conhecimento das técnicas fotográficas tem o intuito de resgatar a biografia das ruas históricas de Sorocaba, um resgate do passado para compreender o presente. Deve realizar o reconhecimento da população do espaço urbano, do espaço público como um lugar a ser ocupado pelos indivíduos.

A exposição que deve nascer deste projeto das “Ruas Históricas” está tomando corpo e, analisando as primeiras imagens produzidas, podemos afirmar que será um sucesso. A pluralidade de olhares, de composições vão ser o marco deste trabalho.

Ficou claro durante o debate e análise das primeiras imagens que todo fotógrafo, seja ele profissional ou amador, deve estar sempre procurando aprimorar sua técnica, conhecimentos conceituais e ampliando seu repertório.

Por isso na última hora do encontro fomos presenteados mais uma vez com uma brilhante aula do grande fotógrafo e professor Édeson Souza.

A aula sobre Linguagem Fotográfica serviu para expandir os horizontes para a imagem fotográfica em si. Intensificou a necessidade de sempre pensar, planejar, imaginar, criar a imagem antes mesmo do ato fotográfico, do click da máquina.

Aprendemos sobre composição, ponto de vista fotográfico, posicionamento da câmera em relação ao assunto, planos da imagem, profundidade de campo, movimento, técnicas, formas, perspectivas, câmera baixa e alta, perspectiva, cor, textura, iluminação, aberrações, princípios, estilos, composições e fusões.

Realmente foi mais uma sexta-feira que finaliza com muito conhecimento e muitas questões fotográficas para pensar. O que mais impressiona, mesmo estando em uma ótima turma de fotógrafos já experientes, como o Prof. Édeson consegue trabalhar com tantos assuntos de modo tão claro, agregando novos conhecimentos e elucidando velhos paradigmas fotográficos.

Observação: Caso vocês, leitores deste espaço de fotografia, desejam um curso de fotografia para aprimorar seus conhecimentos, entrem em contato através deste e-mail [email protected] . O curso será gratuito e online, e vai se adequar a necessidade de nossos leitores.