Nas lentes do conhecimento

Terceiro dia da Oficina de Fotografia - Ruas Históricas


O terceiro dia da Oficina de Fotografia – “Ruas Históricas” com o Prof. Edeson Souza do Grupo Imagem foi muito especial, inspirador e repleto de novos conhecimentos. 
 
Para quem ainda desconhece este valoroso projeto, se trata de uma oficina com parceria entre a Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur) com o Governo do Estado e o Grupo Imagem, além de promover o conhecimento das técnicas fotográficas tem o intuito de resgatar a biografia das ruas históricas de Sorocaba, um resgate do passado para compreender o presente. Deve realizar o reconhecimento da população do espaço urbano, do espaço público como um lugar a ser ocupado pelos indivíduos.
 
A aula desta vez ocorreu na última terça-feira, 17/07, durante uma caminhada fotográfica noturna. Percorremos a Praça 9 de julho, a Avenida General Carneiro e a Avenida Moreira Cesar, em busca de imagens significativas destas vias históricas e importantes para a cidade de Sorocaba. 
 
O Prof. Edeson mais uma vez nos iluminou com seu conhecimento demonstrando em uma aula prática como devemos realizar belas imagens em locais com pouca luz. A turma que compõe a oficina também é uma fonte de conhecimento, tanto fotográfico quanto das históricas ruas.
 
Foi salientada a importância da utilização do tripé, flash dedicado, controle remoto para o disparador, lentes e abertura, o controle da velocidade, entre tantas outras ferramentas e técnicas de composição. 
 
Na próxima sexta-feira, 18/07, o grupo se encontra no Parque dos Espanhóis para estar apresentando e debatendo sobre as melhores imagens obtidas nesta caminhada fotográfica. 
 
Realmente é muito gratificante estar acompanhando este projeto que deve render um bom resultado, uma provável exposição sobre a história das ruas de Sorocaba que vai ficar para a história da fotografia. 
 
Observação: Caso vocês, leitores deste espaço de fotografia, desejam um curso de fotografia para aprimorar seus conhecimentos, entrem em contato através deste e-mail ecoblues@ecoblues.com.br . O curso será gratuito e online, e vai se adequar a necessidade de nossos leitores.