Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tráfico transnacional

Polícia Federal prende primo do senador Davi Alcolumbre

Isaac Alcolumbre foi preso no Amapá; operação também cumpriu mandado em Sorocaba

20 de Outubro de 2021 às 15:44
Cruzeiro do Sul [email protected]
Isaac Alcolumbre
Isaac Alcolumbre (Crédito: Reprodução/Twitter)

Isaac Alcolumbre, primo do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (20) no Amapá. Ele está entre os alvos da Operação Vikare, que investiga ainda casos de associação para ao tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro. 

Além dos mandados na capital amapaense, foram alvos pessoas físicas e empresas com endereços em outros sete estados, incluindo São Paulo. Uma colombiana foi presa em Sorocaba, no bairro Brigadeiro Tobias, acusada de ser uma das líderes do esquema criminoso.

Cerca de 300 policiais federais foram às ruas para cumprir 24 mandados de prisão preventiva, além de 49 mandados de busca e apreensão. A força-tarefa contou com o apoio do Ministério Público Federal (MPF). O grupo suspeito utilizava o Amapá como base operacional para importar e transportar drogas com aeronaves para diferentes pontos do país.

A investigação identificou que o Amapá é um ponto logístico dos envolvidos. Um aeródromo na capital Macapá, de propriedade de Isaac Alcolumbre, era usado como local de abastecimento e manutenção das aeronaves — a maioria de pequeno porte. O fluxo de drogas se dava principalmente entre Brasil, Colômbia e Venezuela.

A PF constatou, ainda, que empresas de fachada de outros estados participavam do esquema para ocultar e lavar dinheiro. A organização criminosa possuía mecânicos de aeronaves, pilotos, operadores financeiros responsáveis por transacionar os valores obtidos pelas atividades ilícitas, além de terceiros que recebiam quantias em contas pessoais e empresas. (Da Redação, com informações do Correio Braziliense)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos