fbpx
Exterior

Outubro foi o mês mais quente registrado no planeta

Os últimos quatro anos foram os mais quentes já registrados na Terra
Outubro foi o mês mais quente registrado no planeta
O mês ficou 0,63°C acima da temperatura média do período de referência de 1981-2000. Crédito da foto: Pxhere (16/8/2018)

O mês passado foi o outubro mais quente já registrado no planeta. O anúncio foi feito pelo Serviço Europeu de Mudança Climática Copernicus nesta terça-feira (5).

Segundo a entidade, este é o quinto mês consecutivo que o calor bate ou se aproxima de um recorde. Outubro deste ano ficou 0,63°C acima da temperatura média do período de referência de 1981-2000.

Esse número quebrou por muito pouco (0,01°C) o recorde de outubro de 2015, mas 1,2°C acima da temperatura pré-industrial. “Este é o quinto mês consecutivo que está quebrando um recorde, ou se aproxima muito de um recorde”, afirmou o Copernicus em um comunicado.

Junho de 2019 foi o mês mais quente entre os meses de junho. Julho também atingiu o recorde absoluto do mês mais quente de todos os tempos.

Os últimos quatro anos foram os mais quentes já registrados no planeta. Em agosto deste ano, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) estimou que 2019 estará entre os cinco primeiros, em sintonia com os impactos das mudanças climáticas previstos pelos cientistas.

Em Sorocaba

O forte calor associado à ausência de chuva tem causado falta d’água em Sorocaba. Nesta semana, a Prefeitura anunciou um rodízio no abastecimento em toda a cidade.

O rodízio terá início em Sorocaba nesta quarta-feira (6). No primeiro dia, 89 bairros serão afetados – sem o fornecimento de água. (AFP e Da Redação)

Leia mais  Com as altas temperaturas, desidratação é ameaça grave à saúde dos idosos
Comentários