Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vôlei feminino

Clovis Granado avalia retorno de Sorocaba no cenário do vôlei após 24 anos

Time conseguiu chegar à semifinal, mas acabou eliminado da Copa SP pela forte equipe do Sesi Bauru

06 de Outubro de 2021 às 16:01
Marina Bufon [email protected]
Sorocaba/Sesi é comandado por Clóvis Granado.
O vôlei feminino Sorocaba/Sesi é comandado pelo veterano Clovis Granado (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (3/9/2021))

A equipe de vôlei feminino Sorocaba/Sesi não conseguiu uma vaga para disputar a final da Copa São Paulo, mas a sensação é mais do que dever cumprido, afinal, a ideia inicial do time montado e treinado pelo veterano Clovis Granado era a de apenas voltar ao cenário da modalidade na cidade, então 24 anos parada.

“A gente fica triste de ter perdido a semifinal, mas muito feliz porque o projeto está dando certo, tanto que o nome dele é Renasce Voleibol Sorocaba. O grande objetivo deste ano era voltar para a Federação Paulista de Volleyball depois de 24 anos, então não tínhamos muita perspectiva de resultados por não saber como estava o nível técnico das equipes também, teve a pandemia, e Sorocaba estava sem trabalho de base há muito tempo. Essa retomada foi muito importante", iniciou.

"Nosso objetivo era participar e chegamos a uma semifinal, jogando de igual para igual com o Sesi Bauru, que é uma força do Estado de São Paulo e que tem um trabalho a longo prazo. A gente peca no quesito experiência, poucos jogos, pouco treinamento, orçamento baixo, mas estou muito feliz com o resultado, a evolução da equipe foi muito grande”, explicou o técnico.

O time foi apresentado oficialmente à cidade no dia 1º de setembro, ou seja, de lá para a semifinal foram apenas oito semanas de trabalho, que culminou com uma inesperada -- porém muito trabalhada -- chegada entre as quatro melhores equipes do Estado. Para se ter uma ideia, o percentual de passes certos começou entre 28 e 30% nos primeiros jogos, enquanto, na última semi, as meninas atingiram os 55%.

Agora, a equipe continua treinando, afinal, há muito trabalho pela frente. Além de disputar a Retomada do Esporte do Estado de São Paulo, que neste ano substitui os Jogos Regionais, a comissão técnica está analisando a possibilidade de atuar na Superliga C, também organizada pela Federação Paulista.

“A equipe não parou de treinar, não, continua treinando normalmente de segunda a sexta, porque a gente vai representar Sorocaba agora na Retomada do Esporte do Estado de São Paulo, que deve começar na outra semana já, com jogos na região. E também estamos estudando a possibilidade de disputar a Superliga C -- a Superliga A é a elite do vôlei no Brasil. Depende muito de onde vai ser a sede, porque, se for muito longe, tem várias despesas, e a gente não tinha planejado isso. Estamos vendo de disputar devido à evolução da equipe”, finalizou.

O time conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), além do Sesi, Padaria Real e, mais recentemente, o Colégio Politécnico.