Buscar no Cruzeiro

Buscar

Balonismo

Sem balão nos céus de Boituva nesta quinta-feira (16)

Terceiro dia de disputas do Campeonato Brasileiro de Balonismo foi cancelado por conta das más condições climáticas

16 de Setembro de 2021 às 14:20
Da Redação [email protected]
Campeonato Brasileiro de Balonismo terminou neste domingo (28) em Araçoiaba. Crédito da Foto: Pedro Negrão
Terceiro dia de disputas não ocorreu por conta das más condições climáticas em Boituva (Crédito: Campeonato Brasileiro de Balonismo terminou neste domingo (28) em Araçoiaba. Crédito da Foto: Pedro Negrão)

O terceiro dia de disputas do 33º Campeonato Brasileiro de Balonismo, que está ocorrendo em Boituva desde terça-feira (14), não aconteceu nesta quinta (16) por conta das condições climáticas. Já ontem, quarta (15), poucos pilotos haviam conseguido pontuar, já que uma chuva chegou poucos minutos após o início das tarefas. Desta forma, a classificação permanece a mesma, com Marcos Paulo da Silva, o Paulinho, na liderança, com 8.144 pontos.

Paulinho venceu o primeiro dia de provas, enquanto Caio Avelino, natural de Boituva, venceu no segundo dia -- ele é o nono colocado da tabela, com 6.139 pontos. Completam o top 5 Filipe Tostes (7.683 pontos), Markus Kalousdian (7.031 pontos), Fabio Pascoalino (6.977) e Amarildo Tozzi (6.966).

Muitos se perguntam como funciona a competição. Johnny Alvarez da Silva, o “Johnny do Balão”, presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, explicou à reportagem que alguns alvos ficam espalhados pela cidade, com a marcação de um ‘X’ com tamanho de 10x10m, no chão. “O diretor de prova, todo dia de manhã, estuda o vento e coloca de cinco a seis tarefas para os pilotos competirem. O balão não tem direção, então eles têm que achar a direção e a altura corretas para acertar os alvos”, explicou.

Ou seja, a pontuação é formada após a soma dos pontos de cada alvo atingido, sendo a condição climática primordial para a autorização dos voos, afim de não se colocar em risco ninguém envolvido, direta e indiretamente, com a competição.

O evento acontece na praça localizada na Rua Benedito Rodrigues de Melo, sem número, no Portal Ville Primavera, em Boituva, e é organizado pela Confederação, com apoio da Prefeitura de Boituva. 28 competidores foram inscritos para o torneio, que acontece até sexta-feira (17). Haverá premiação com troféus de primeiro, segundo e terceiro colocados, lembrando que o grande campeão deverá representar o Brasil no Campeonato Mundial de Balonismo, disputado na Eslovênia.

No final de semana (dias 18 e 19), às 16h, um dos balões especiais estará exposto para o público com decolagem coletiva. À noite, às 19h, o famoso “Night Glow”, o Balão Iluminado, promete uma das mais belas paisagens, em espaço que também contará com food trucks, tudo a depender do tempo na região.