Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olimpíada de Tóquio

Abner Teixeira estreia nesta terça (27) em Tóquio

Boxeador, que treina em Sorocaba, encara o britânico Cheavon Clarke às 6h18 da manhã

26 de Julho de 2021 às 15:37
Marina Bufon [email protected]
Abner Teixeira está entre os 14 mais bem classificados do mundo na categoria até 91 quilos.
Abner Teixeira (91kg) estreia nesta terça-feira de manhã nos Jogos Olímpicos (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O peso pesado Abner Teixeira, que treina em Sorocaba advindo de um projeto social da cidade, estreia na Olimpíada de Tóquio na manhã desta terça-feira (27), às 6h18, contra o britânico Cheavon Clarke. Ele é uma das esperanças de medalha para o Brasil, apesar do difícil adversário.

Em entrevista em maio deste ano para o Jornal Cruzeiro do Sul, quando já estava classificado para os Jogos, ele afirmou que conhecia os oponentes de perto e exaltou sua equipe de preparação. Abner, nascido em Osasco, iniciou sua carreira em 2009, em Sorocaba, no projeto “Boxe -- Uma Luz Para o Futuro”, organizado por Vladimir Juliano de Godoi, que atualmente é presidente da Federação de Boxe do Estado de São Paulo.

Já em julho, prestes a embarcar, o boxeador, que quer fazer história como Robson Conceição, medalhista de ouro na categoria peso leve na Rio-2016, falou sobre a Olimpíada e pediu a torcida dos sorocabanos no Remix especial no Instagram do jornal.

“Fico muito feliz de poder representar a cidade de Sorocaba. Não sou nascido aí, mas me considero sorocabano. Quero pedir a torcida de todos vocês, quem acompanha o esporte e quem não acompanha, por favor faça isso, mandem boas vibrações para mim. Marquem o nome aí: Abner Teixeira, vou fazer tudo dentro do possível e do impossível para conseguir essa medalha”, disse.

Abner Teixeira (91 kg) foi bicampeão brasileiro juvenil e de elite, além de ter conquistado a medalha de bronze no Pan-Americano de Lima, no Peru, em 2019. Confira o Remix especial dos sorocabanos em Tóquio abaixo:

Rumo a Tóquio?

Se o jiu-jítsu fosse uma modalidade olímpica, Raí Bertolazo seria um grande destaque brasileiro. Com apenas 11 anos, o sorocabano foi campeão do Pan Kids no último sábado (24), em Orlando, na Flórida, a maior competição kid da modalidade no mundo, organizada pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF). Ele é o primeiro sorocabano a conquistar o feito.

Representando a academia Almeida JJ Sorocaba, do professor Antoni Barea, Raí disputou quatro lutas e finalizou as quatro, na categoria meio pesado júnior 2 (11 anos). A próxima competição no Brasil ainda não tem nada para acontecer, mas, em novembro, ele pretende competir no World Youth Jiu Jitsu, em Abu Dhabi.