Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira

01 de Fevereiro de 2019 às 12:06

Ginásio foi inaugurado em 1950 - Foto: Fábio Rogério (9/9/2015)

O Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira foi inaugurado em 22 de outubro de 1950, na abertura da 15ª edição dos Jogos Abertos do Interior. Como Sorocaba era a cidade sede da edição e destaque no basquete, o prefeito na época - Gualberto Moreira - decidiu encomendar o projeto do engenheiro Ícaro de Castro Mello.

Mello, também autor do projeto do ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, preparou um desenho moderno para a época. O projeto continha pórticos de concreto que saem da terra, com ventilação e uma estrutura que garante conforto para o público e para os atletas.

[gallery ids="126950,126952,126949"]

Apesar da abertura dos Jogos Abertos, a inauguração oficial do ginásio ocorreu apenas em 8 de dezembro do mesmo ano. Localizado na Vila Hortência, um bairro tradicional de Sorocaba, o ginásio não foi sede apenas desta competição, mas é também a casa do clássico Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul, o Cruzeirão, que surgiu em 1960, e da sua versão juvenil, o Cruzeirinho.

Ginásio recebe jogos do Cruzeirão desde 1960 - Foto: Arquivo JCS (11/03/1980)

Os torneios Cruzeirão e Cruzeirinho são organizados pela Prefeitura de Sorocaba com apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). Ambos reúnem, todos os anos, equipes de várias cidades do País.

Localização

O Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira fica na Vila Hortência, tradicional bairro de colonização espanhola em Sorocaba. A construção ocupa um quarteirão, cercado pelas ruas Newton Prado, Dr. Ruy Barbosa, Duarte da Costa e José Martins.

Perto do Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira fica o rio Sorocaba. No mesmo bairro estão localizados o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, o Museu Histórico Sorocabano e o antigo Estádio Humberto Reale - tradicional casa do Esporte Clube São Bento.

Mais do que eventos esportivos

A modernidade e a estrutura do Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, que recebia mais de 2.500 pessoas, não limitou o espaço somente para a prática de futsal, vôlei, basquete. O espaço também foi palco de grandes shows musicais nas décadas de 1970 e 1980.

Um destes grandes momentos foi o show de Vinícius de Moraes e Toquinho, em 22 de abril de 1975. Na época, uma página foi publicada no Cruzeiro do Sul dedicada à cobertura do evento, com uma entrevista com os músicos.

Anos mais tarde, em 31 de agosto de 1979, a estrela que levou seu show "Essa Mulher" para as mais de 2 mil pessoas que quase lotaram o Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira foi Elis Regina. A apresentação na cidade foi a primeira depois de uma turnê da cantora pela Europa e pelo Japão.

Durante entrevista ao Cruzeiro do Sul, Elis falou sobre sua carreira, vida pessoal, a turnê internacional e fez uma crítica ao fato de, na época, Sorocaba não ter um teatro para receber estes eventos culturais. "Sorocaba precisa de um teatro", disse a cantora na entrevista.

Outro grande nome da música brasileira que passou pelo Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira no início da década de 1980 foi Caetano Veloso. O cantor e compositor baiano se apresentou para um público de pouco mais de 2 mil pessoas em 15 de abril de 1980.

De acordo com a matéria publicada no Cruzeiro do Sul, o cantor recebeu a imprensa antes do show. A apresentação teve duração de uma hora e meia, fato que surpreendeu a imprensa na época.

Prática esportiva

Sorocaba possui vários locais para a prática de esportes. Além do ginásio Dr. Gualberto Moreira, outro local tradicional da cidade é o Estádio Municipal Walter Ribeiro, no bairro Jardim Santa Rosália.

[irp posts="125145" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos