Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clubes sugerem que FPF entre na Justiça para dar continuidade ao Paulista

16 de Março de 2021 às 18:02

Verdão terá Gabriel Veron contra Galo Gabriel Veron em treino do Palmeiras, vestindo máscara de proteção. Crédito da foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

A terça-feira foi um dia turbulento para aqueles que estavam esperando uma definição sobre o jogo entre São Bento e Palmeiras, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. A partida, por ora, continua suspensa, e existe a possibilidade de entrada na Justiça na tentativa de dar continuidade ao estadual.

Até a noite da última segunda (15), o duelo estava previsto para acontecer em Belo Horizonte, na Arena Independência, já que o Governo de São Paulo suspendeu competições esportivas no Estado até dia 30 de março, como uma forma de conter o avanço do coronavírus.

No entanto, no início da manhã desta terça (16), o Governo de Minas Gerais proibiu a realização do compromisso em solo mineiro, alegando o início de uma "Onda Roxa", que não permite jogos entre clubes de outro Estado, afetando, portanto, São Bento e Palmeiras.

“Hoje soubemos, por meio do Pedro Martins, da Federação Paulista de Futebol, que o governador de Minas decretou a fase roxa lá também. Ele está aguardando a confirmação do presidente Reinaldo (Carneiro Bastos, da FPF) do jogo. A princípio, ele deixou tudo marcado para a gente seguir hoje (terça) no mesmo procedimento como se tivesse o jogo”, afirmou Almir Laurindo, presidente do Bentão, quando ainda não havia a confirmação da Federação Paulista de Futebol sobre o caso.

Pouco tempo depois, porém, a FPF manifestou-se e confirmou que o duelo estava suspenso em Belo Horizonte. Na tarde desta terça, a entidade e os 16 clubes da Série A1 se reuniram virtualmente para definir medidas e tentar reverter o cenário. No final da tarde, a Federação afirmou que, com apoio do Sindicato dos Atletas, Treinadores e Árbitros, resolveu manter o calendário de jogos.

Reunião entre Federação e clubes

Para que isso aconteça, porém, a FPF afirmou que está trabalhando em conjunto com a CBF para agendar partidas em outros Estados e, "a partir da falta de argumentos científicos e médicos que sustentem a paralisação das referidas rodadas neste momento, os clubes delegaram à FPF também a possibilidade de judicialização do caso para garantir a continuidade da competição no Estado de São Paulo neste período de Fase Emergencial".

Ou seja, na nota, a FPF afirma que foi autorizada pelos 16 clubes a partir para a Justiça, caso seja necessário, para obter a continuidade do estadual até o dia 30 de março. No entanto, a primeira opção é encontrar outros Estados que estejam disponíveis para receber as partidas.

São Bento para trás

O jogo de amanhã entre São Bento e Palmeiras é válido pela terceira rodada do Paulistão e seria, a princípio, disputado em Sorocaba. Com a fase emergencial do plano de contenção do coronavírus, a partida foi suspensa, passou para Belo Horizonte e está novamente suspensa, até o fechamento desta edição.

Com isso, o Azulão ficará quatro jogos atrasado no período de paralisação, faltando as disputas contra Palmeiras, Santo André, São Caetano e Corinthians. (Marina Bufon)