Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba libera funcionamento de espaços culturais e de entretenimento

04 de Setembro de 2020 às 18:47

Salas de cinema suspendem atividades Sala de cinema em Sorocaba. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (16/10/2014)

A Prefeitura de Sorocaba vai liberar, a partir deste sábado (5), a realização de eventos, convenções e atividades culturais na cidade. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (4) após a cidade completar 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo de controle da pandemia do novo coronavírus.

Empresas do setor artístico-cultural, como galerias, museus, cinemas e teatros poderão funcionar diariamente durante 8 horas. Será preciso seguir o sistema de redução na utilização dos espaços a 40% de sua capacidade total, no máximo.

Secult abre prazo para inscrição de produtores culturais Teatro Municipal Teotônio Vilela, em Sorocaba. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (16/6/2020)

O decreto foi publicado na edição do Jornal Município de Sorocaba desta sexta-feira (4). Estão fora desta liberação casas de espetáculos, shows, boates, salões de festa, clubes e outros estabelecimentos que aglomerem um grande número de pessoas. Do mesmo modo, as empresas de entretenimento devem restringir a abertura de cinemas, operações e atividades dessa natureza a crianças.

Segundo o governo municipal, deverão ser observados os protocolos de segurança para a convivência do público. A lista inclui rigoroso controle de acesso, de venda de ingressos apenas on-line, hora marcada e assentos pré-determinados nas atividades desempenhadas. Devem ser mantidos assentos e filas com distanciamento mínimo e ficam terminantemente proibidas atividades com público em pé.

De acordo com o decreto, fica facultativo às empresas a utilização corrida das 8 horas ou em frações ao longo do dia. Essa definição deverá ser feita mediante prévia comunicação à municipalidade, por meio de correspondência eletrônica encaminhada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), no endereço de e-mail [email protected].

Espaço públicos

Zoológico de Sorocaba Fachada do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (6/5/2019)

O funcionamento dos espaços públicos municipais, como parques, centros esportivos e zoológico poderá ser autorizado por seus gestores. Eles definirão as datas, as condições e os protocolos sanitários a serem observados para a reabertura.

Os novos estabelecimentos autorizados a funcionar com atendimento presencial deverão realizar o controle de entrada e saída de pessoas. O objetivo será viabilizar a redução da capacidade de operação, com a restrição de acesso por meio de barreiras físicas.

Será preciso também demarcar o piso, ou dispor de outras formas de barreiras físicas, dentro dos estabelecimentos de forma a manter o distanciamento mínimo entre as pessoas de dois metros. Os ambientes deverão ser ventilados, com todas as portas e janelas abertas e fazer a higienização completa dos ambientes e superfícies com circulação de pessoas com água sanitária e álcool a 70%, várias vezes ao dia.

Os sanitários deverão ser higienizados a cada duas horas. Funcionários deverão receber equipamentos de proteção individual, em especial aos responsáveis pela limpeza e higienização.

A comunicação sobre a prevenção da Covid-19 deverá estar à vista da clientela, assim como os espaços que ofereçam álcool em gel a 70% para todos os clientes, na entrada do imóvel. Será necessário ainda disponibilizar locais para higienização das mãos. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

Atualização às 19h02