Buscar no Cruzeiro

Buscar

Instituto Magnus conscientiza e inspira pessoas com sua formação de cão-guia

12 de Fevereiro de 2020 às 14:02

Tivemos a oportunidade de conhecer de perto o trabalho de formação de cão-guia do Instituto Magnus e nos encantamos logo de cara. É incrível conhecer uma estrutura como esta, sendo referência nacional, tão perto de nós - em Salto de Pirapora. Portanto, através de uma parceria comercial, tivemos o privilégio de acompanhar histórias de cães-guia em formação no último ano. Também acompanhamos deficientes visuais em suas rotinas e o trabalho de socialização e treinamento do Instituto Magnus. Conheça neste post um pouco mais sobre como foi este case.

O trabalho desenvolvido pelo Instituto Magnus, com a ajuda de muitos voluntários, é a maneira mais eficiente de diminuir um abismo ainda existente no Brasil. O país tem aproximadamente sete milhões de pessoas com deficiência visual que precisam de um cão-guia. E possui menos de 200 cães treinados em atividade.

Primeira matéria da série Cão-guia - "Instituto capacita filhotes para o treinamento de cães-guias"

Sendo assim, repórteres e fotógrafos da equipe de Redação do jornal Cruzeiro do Sul passaram dez meses em contato com famílias e profissionais envolvidos na formação. Foram apresentadas as histórias de três cães: Zuma, Senna e Olívia. Cada animal em um momento particular de sua trajetória, sendo socialização, treinamento e trabalho efetivamente como cão-guia, acompanhando a rotina de um deficiente visual.

Matérias compõem a Série Cão-guia

Conscientizar a todos sobre o trabalho do cão-guia e o relacionamento com deficientes visuais foi uma das principais funções determinadas pela produção de matérias. Tornar este conteúdo acessível, através de uma leitura agradável e fluída junto a imagens inspiradoras de cães naturalmente adoráveis foi o nosso objetivo. Devidamente alcançado com resultados satisfatórios.

Murilo e Baduska caminhando pelo condomínio onde moram. - Erick Pinheiro
Murilo e Baduska caminhando pelo condomínio onde moram. (crédito: Erick Pinheiro)

Murilo relembra que a adaptação foi bem diferente do que ele esperava. “Eu não tinha contato com usuários de cão-guia, então não sabia como funcionava na prática.” Ele recorda que recebeu algumas visitas de membros do Instituto Magnus em sua casa e após três meses foi informado que havia uma companheira ideal para ele em treinamento. Um mês depois Murilo foi até um hotel de Sorocaba, onde passou 15 dias interagindo com Baduska e recebendo orientações dos instrutores. “Nos conhecemos bem, aprendi a rotina dela, passeamos por São Paulo, andamos de metrô e ônibus e só depois viemos para a casa.” A jornada de adaptação é longa e Murilo explica que só sentiu confiança para sair sozinho com Baduska após quatro meses de convivência.

Segunda matéria da série Cão-guia - "Cães-guias se tornam os olhos de pessoas com deficiência visual"

Além disso, apresentamos uma matéria indexadora, na qual compilamos prévias e links para todos os textos produzidos para a série.

Série também promove acessibilidade na leitura

No entanto, a parceria do Portal Cruzeiro do Sul com o Instituto Magnus não ficou apenas no âmbito de produzir matérias. Consequentemente, o tema central desta série de textos atraiu deficientes visuais e leitores mais interessados no assunto. Portanto, tivemos a obrigação de tornar o conteúdo acessível na experiência de leitura.

Para isso, firmamos outra parceria importante para potencializar nossa credibilidade e confiança do público. Em todas as matérias do Portal há uma versão do conteúdo em áudio, através do player no início da página, que é disponibilizado pela tecnologia da Audima.

Além disso, em todas as imagens que ilustram as matérias sobre formação de cão-guia, foi incluída a descrição de imagem. Ou seja, nossa função também engloba apresentar ao deficiente visual um breve texto que descreve a fotografia registrada: formas, elementos, cores, cenários e ações. Certamente um grande desafio que nos ampliou conceitos e formatos de escrita.

Descrição da Imagem: Nesta foto o profissional de TI Carlos e o cão-guia Chicó estão caminhando pela área externa da empresa próximo ao espaço reservado para cães-guia, um local gramado que serve como "banheiro" para eles. Ao fundo da foto há uma parede de tijolos à vista e grandes janelas de vidro com persianas. Mais próximo das lentes da câmera, há uma placa azul de sinalização com a ilustração de um cão-guia e os dizeres "Dog Potty Area, Espaço reservado para cães-guia".  -             Emídio Marques/Jornal Cruzeiro do Sul
Descrição da Imagem: Nesta foto o profissional de TI Carlos e o cão-guia Chicó estão caminhando pela área externa da empresa próximo ao espaço reservado para cães-guia, um local gramado que serve como "banheiro" para eles. Ao fundo da foto há uma parede de tijolos à vista e grandes janelas de vidro com persianas. Mais próximo das lentes da câmera, há uma placa azul de sinalização com a ilustração de um cão-guia e os dizeres "Dog Potty Area, Espaço reservado para cães-guia". (crédito: Emídio Marques/Jornal Cruzeiro do Sul )

Carlos conta que antes passava despercebido pelos ambientes, mas essa realidade mudou com a chegada do cão-guia. A mobilidade aumentou, bem como os colegas, já que, por onde passa, o labrador de pelagem clara e olhar dócil é sempre notado.

“Com o Chicó a minha mobilidade melhorou muito, cerca de 90%. Se antes eu conhecia 50 pessoas, hoje eu conheço umas quinhentas!”

Sexta matéria da Série Cão-guia - "Cão-guia promove mais independência para profissional de TI"

Conquistando bons resultados

Sendo assim, proporcionamos resultados satisfatórios. As métricas comprovam o potencial da Série Cão-Guia durante a parceria com o Instituto Magnus. Houve um alto índice de acessos e leitura, além de engajamento através de comentários, compartilhamentos e participação nas redes sociais. O mais importante de tudo, é a conscientização à sociedade e a divulgação da lei que permite a permanência dos cães-guia.

Com a nova turma de cães-guias formada, os estabelecimentos públicos e privados precisam estar preparados para receberem os cães-guias, os quais ajudarão, e muito, uma pessoa com deficiência visual. Esses estabelecimentos precisam cumprir com a lei federal nº 11.126, estabelecida em 27 de junho de 2005, que regulamenta o uso de cão-guia em qualquer ambiente.

Nona matéria da Série Cão-Guia - "O que você faria se encontrasse um cachorro no supermercado?"

Vera Lúcia passeou com Senna em diversos espaços de uso coletivo durante a socialização.  - Erick Pinheiro
Vera Lúcia passeou com Senna em diversos espaços de uso coletivo durante a socialização. (crédito: Erick Pinheiro)

Sendo assim, ao abordamos as métricas, contabilizamos números satisfatórios:

• mais de 15.400 visualizações de páginas na Série Cão-Guia

• tempo médio na página de mais de 7 minutos

• mais de 400 mil pessoas alcançadas nas publicações de Facebook

• mais de 200 mil interações em comentários, compartilhamentos e reações nas publicações do Facebook e Instagram

Concluindo, a parceria junto ao Instituto Magnus foi desenvolvida de forma customizada e totalmente exclusiva nas necessidades do anunciante. De fato, esta é uma das grandes vantagens em trabalhar com formatos digitais e formatas estratégicas minimamente detalhadas para funcionar em cada particularidade, de acordo com especificações e preferências de cada cliente.

Galeria

Confira a galeria de fotos