Buscar no Cruzeiro

Buscar

Anúncios gráficos: otimize o alcance do seu produto

13 de Novembro de 2018 às 12:40

O formato interativo e o baixo custo de produção fazem dos anúncios gráficos um grande recurso para as campanhas de AdWords. Entretanto, a competitividade da internet exige que sua produção seja feita com cautela e planejamento. Confira abaixo algumas dicas que podem auxiliar na sua concepção:

Tenha uma equipe definida

Para compor sua campanha de marketing digital, busque por profissionais que saibam construir o briefing adequado para a criação. Este planejamento deve começar no gestor de campanha Adwords que o transmitirá de forma clara ao diretor de arte.

No entanto, lembre-se: em um cenário tão competitivo quanto o da internet, o anúncio não pode ser pensado como venda. Seu objetivo é construir um elo entre a marca e o público. Para isto, identifique ainda no briefing qual é a mensagem que deseja transmitir.

Estratégia para criação dos anúncios gráficos

Após a construção da equipe, a primeira coisa a ser pensada é o objetivo da campanha. Ele será determinante no conteúdo dos anúncios gráficos. Ao explorar espaços pelo AdWords, nem sempre será possível identificar em quais canais e ocasiões os banners serão exibidos, portanto, a grande vantagem em anunciar diretamente com um Publisher como o Portal Cruzeiro do Sul, é a oportunidade de incluir sua mensagem especificamente nas editorias e páginas selecionadas.

Podemos sugerir uma relação do banner com o canal, acompanhando assim o perfil do leitor em sua segmentação.

A criação é apenas uma etapa de um longo processo. - Divulgação
A criação é apenas uma etapa de um longo processo. (crédito: Divulgação)

Para definir sua estratégia e briefing, responda as perguntas abaixo:

  • Onde os anúncios gráficos serão exibidos?

  • Os anúncios serão vistos por quem?

  • Em quais circunstâncias?

  • Qual é relação esperada do público com o meu site? Conhecer? Lembrar? Converter em inscrição? Converter em compra?

  • Qual mensagem preciso passar para que elas executem o que planejo?

Formatos

No mídia kit do Portal Cruzeiro do Sul há 5 formatos de anúncios gráficos diferentes para explorar. Suas medidas são bem distintas, bem como o posicionamento nas páginas.

O formato ideal pode variar de acordo com a campanha, assim, é recomendado que sejam adquiridos formatos variados que permitem a mensuração dos resultados.

Leaderboard: 970x90 px em desktop e 320x100 em mobile

É o formato com impacto mais garantido, pois sua presença é prioridade em todas as páginas do site.

Justamente por isso, é o primeiro que aparece, antes mesmo do conteúdo. As medidas deste anúncio podem parecer ingratas, mas com criatividade é possível explorar bem o espaço e incluir um bom número de elementos na arte (textos e figuras).

Billboard: 970x250 px em desktop e 320x100 em mobile

Neste formato ganha-se bastante espaço para explorar na arte, ideal para anúncios com alto índice de informações. Sua localização está no centro ou final de páginas.

Vertical: 300x600 px em desktop e 320x50 px

O anúncio gráfico é exibido na lateral direita das páginas. Possui medidas que podem ser exploradas artisticamente, pois há quem prefira anúncios verticais, pensando no movimento de leitura dos usuários no site. O formato Vertical 2 aparece na Home, mais abaixo.

Retângulo: 300x250 px desktop e mobile

Um formato de forte impacto e pouco tamanho. Ele está localizado em uma área privilegiada do site, a lateral superior direita. Ele acompanha o movimento de leitura dos usuários.

Por ser menor, sua arte deve conter poucos elementos. Um logo e uma frase chamativa com cores bem escolhidas desempenham um ótimo papel nesta situação.

Detalhes que fazem a diferença - Divulgação
Detalhes que fazem a diferença (crédito: Divulgação)

Detalhes que fazem a diferença

Algumas dicas rápidas para a criação de  banners:

  • Utilize animações para atrair a atenção do usuário;

  • Use o logotipo em destaque;

  • Escolha tipografias de boa leitura;

  • Não utilize  a tipografia em tamanho pequeno, muito menos elementos (outros logotipos) minúsculos, evite artes poluídas;

  • Inclua um botão call to action (CTA) ou uma frase imperativa que atraia a  conversão;

  • Use uma frase de impacto importante (se for banner animado, que ela esteja em um frame intermediário).

Conteúdo

Lembre-se que no banner você não é possível explicar a promoção inteira. Não é como um anúncio gráfico de uma página de revista ou jornal, procure resumi-lo ao máximo. Portanto, a mensagem deve ser clara e direta.

Tenha em mente que a função do banner é a conversão do cliente para o site ou landing page da marca.  Já o papel de apresentar a marca, transmitir as informações de promoção,  benefícios e outros detalhes, são da página de destino.  Esta conversão é obtida com o clique.

A página de destino para os anúncios gráficos

A landing page é totalmente fundamental. É na página que ocorrem as vendas.

Portanto, ela deve ser responsiva, rápida, intuitiva, clara e atrelada aos objetivos de campanha.

Produto e Preço

Se você estiver falando de varejo, vale colocar o produto no banner pois a concorrência é muito grande. Os anúncios gráficos do Cruzeiro do Sul funcionam bem como vitrine. Incluir preço? Apenas se forem bons. Se não, coloque o percentual de desconto da promoção. Certifique-se para que estas informações estejam sempre atualizadas.

Também é importante observar o comportamento do cliente, por exemplo, se o produto for dedicado ao público de luxo, o preço pode ajudar a segmentar e evitar cliques daqueles que não tem intenção de compra – neste caso, preço alto pode qualificar os cliques. Porém se não for varejo, não há necessidade para o uso de fotos dos produto. Opte pelo foco na mensagem e nos valores da sua marca – aquilo que gera identificação no cliente potencial.

Crux: conteúdo além de dicas para anúncios gráficos

Na editoria crux você pode encontrar mais dicas para suas estratégias de comunicação online:

Texto: Eveline Almeida – Coordenadora Digital

Galeria

Confira a galeria de fotos